Maior encontro político da juventude começa nesta quarta (12), em Brasília

Congresso da UNE reúne estudantes de todas as regiões do país por cinco dias e promove ato político ‘A nova universidade para reconstruir o Brasil’ na sexta, dia 14; Confira a programação

Divulgação

Congresso da UNE: durante cinco dias, a juventude brasileira vai participar de debates, grupos de discussões e atividades culturais

Em sua 59ª edição, o maior Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) reunirá 10 mil estudantes de todas as regiões do país, em Brasília, entre os dias 12 e 16 de julho.

Durante cinco dias, a juventude brasileira vai participar de debates, grupos de discussões, atividades culturais e promoverá, ainda, o ato político ‘A nova universidade para reconstruir o Brasil’, na sexta-feira, dia 14.

A secretária Nacional da Juventude do PT, Nádia Garcia, reforça que a juventude do PT reúne a maior bancada dos últimos anos e convida a todos os jovens do país para participar do Congresso da UNE. “Vamos discutir a educação, os rumos e o futuro dessa pauta que é tão importante para a juventude brasileira e para o futuro desse país”, declarou Garcia à reportagem do site do PT.

Os debates envolvem assuntos como a democracia em risco, a luta contra o neofascismo no Brasil; a construção de políticas de segurança pública; regulamentação das mídias sociais; combate às fake news; cultura; crise do capitalismo; ampliação dos direitos dos povos tradicionais; mundo multipolar; formação profissional da juventude; defesa da Amazônia e do meio ambiente; o direito à terra e o papel da pesquisa científica.

Temas sobre a reformatação das universidades também contemplam a programação do Congresso, que vai discutir o ensino privado; a universidade livre de LGBTFobia; a revogação do Ensino Médio; as novas formas de ensino; o Plano Nacional da Educação (PNE) e o Sistema Nacional de Educação; além de temas que envolvem a segurança e os direitos da mulher; juros e os desafios de uma política de financiamento.

O combate ao racismo, o papel das universidades no desenvolvimento regional e na produção da ciência, as universidades comunitárias e a luta pela autonomia universitária também estão entre os temas a serem discutidos pela juventude durante os cinco dias de encontro.

“Projeto de poder”

O secretário Nacional da Juventude do governo Lula, Ronald Sorriso, ressalta a importância do encontro na apresentação das perspectivas da juventude, dos projetos e da interação para a construção de um “projeto de poder”. “É fundamental que estejamos ligados no que vai ser determinado pelos estudantes de todo o Brasil”, avalia. Sorriso convida ainda os jovens para participarem da Conferência Nacional da Juventude, programada para acontecer em dezembro deste ano.

Ouça o secretário Nacional da Juventude:

Quem pode participar

Para participar do 59ª Congresso da UNE, os estudantes precisam estar matriculados em uma instituição superior de ensino. As inscrições podem ser feitas nas modalidades delegado e observador. Os delegados foram eleitos como representantes em suas universidades, em processos eleitorais devidamente credenciados, e têm direito a voz e voto durante a plenária. Já os observadores credenciados podem participar da elaboração de teses, opinar, participar de todas as atividades, mas não têm direito a voto.

No último dia do encontro, 16, haverá a eleição da nova Diretoria da UNE, com voto secreto em urna, mediante apresentação de credencial (crachá) de delegado juntamente com um documento oficial com foto.

Ao todo, 81 diretores assumem cargos na entidade e o resultado segue a proporcionalidade dos votos que as chapas receberão na composição da nova diretoria. É desta forma que se coloca em prática um exercício de democracia e pluralidade de correntes de pensamento que compõem a União Nacional dos Estudantes.

Confira a programação completa aqui.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast