Tereza Campello defende fim do preconceito contra os pobres

Ao ser reconduzida ao cargo, ministra comparou investimentos em assistência social nos governos Dilma e FHC

Brasília,07/01/2014. Cerimônia de recodução de Teresza Campello ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Foto : Sergio Amaral/MDS

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, disse, nesta quarta-feira (7), que a luta pelo fim do preconceito contra os pobres será uma das metas do segundo governo da presidenta Dilma Rousseff.

Ao ser reconduzida ao cargo, Tereza relembrou a saída do Brasil do Mapa da Fome, segundo relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) divulgado em setembro do último ano.

“Foi mais fácil acabar com a miséria do que acabar com o preconceito contra os pobres”, disse a ministra, durante a cerimônia.

Para Tereza, uma das palavras chaves do segundo mandato da presidenta Dilma será “oportunidades”. Além disso, ao citar o novo leva do governo federal “Brasil, Pátria Educadora”, ela defendeu ser preciso focar na melhoria da educação dos brasileiros.

“Não existe nada menos educador do que a miséria. Seu fim significa a liberdade de poder pensar em algo a mais do que ter o que comer no dia seguinte”, afirmou a ministra.

De acordo com a ministra, as metas do Brasil Sem Miséria foram todas cumpridas dentro do prazo pelo governo federal.

“Os resultados que alcançamos não foi por acaso ou sorte. Foi escolha de um governo, uma decisão política de colocar o orçamento a favor dos pobres, de colocá-los no centro da meta”, explicou Tereza.

Durante a cerimônia, Tereza comparou os gastos em assistência social durante o governo da presidenta Dilma Rousseff e o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Segundo ela, os recursos destinados à assistência social durante um ano do governo atual são equivalentes ao gasto na soma dos oito anos do ex-presidente tucano.

“A cada dois meses do governo da presidente Dilma, se gasta em transferência de renda mais do que se gastou em todos os oito anos somados do governo Fernando Henrique Cardoso”, disse a ministra.

Perfil – Tereza está à frente do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome desde 2011, início do primeiro mandato da presidenta Dilma.

A ministra é formada em Economia e participou da coordenação do grupo de trabalho que criou o Bolsa Família.

Além disso, a ela fez parte da equipe de transição do primeiro governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e foi subchefe adjunta de Articulação e Monitoramento da Casa Civil.

Tereza foi assessora econômica da prefeitura de Porto Alegre e coordenadora do Gabinete de Planejamento e Orçamento Participativo entre 1989 e 1993.

Ela também fez parte do governo do Rio Grande do Sul entre 1999 e 2002, quando assumiu o cargo de secretária substituta e coordenadora da Secretaria Geral de Governo.

Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast