Transição: Veja as lideranças do PT que integram o grupo temático da Assistência Social
Ex-ministras Tereza Campello e Márcia Lopes e o deputado estadual André Quintão (MG) fazem parte da coordenação anunciada pelo gabinete
Publicado em
O Gabinete de Transição Governamental do futuro governo Lula anunciou na terça-feira (8) a coordenação do Grupo de Trabalho da Assistência Social que tem os nomes da senadora Simone Tebet (MDB-MS), das ex-ministras Tereza Campello e Márcia Lopes e do deputado estadual petista André Quintão (MG). Simone Tebet foi candidata à Presidência da República pelo MDB no primeiro turno e no segundo turno apoiou fortemente a candidatura vitoriosa de Lula.
O PT não poderia estar melhor representado na área da assistência social no time de Lula na transição através do trio formado por Tereza Campello, Márcia Lopes e André Quintão.
Tereza Campello é economista, pesquisadora e professora titular da Faculdade de Saúde Pública da USP. No governo Dilma foi ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome de 2011 a maio de 2016, onde coordenou o Plano Brasil Sem Miséria, que retirou 22 milhões de pessoas da pobreza extrema. Ela também coordenou o Programa Bolsa Família, a Política Nacional de Assistência Social e a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Patrus Ananias, advogado, professor, deputado federal reeleito pelo PT-MG. Foi vereador e prefeito de Belo Horizonte. Durante o Governo Lula, de 2004 a 2010, foi ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, tendo sido o responsável pela implementação do Programa Bolsa Família. No Governo Dilma assumiu o Ministério do Desenvolvimento Agrário no período de 2014 a 2016.
Márcia Lopes é assistente social graduada pela Universidade Federal de Londrina. Foi secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social de Combate à Fome durante o governo Lula entre 2004 e 2008. Em 2010, no governo Dilma, em 2010, ela foi nomeada como ministra da pasta onde ficou até 2011. Em 2012 disputou pelo PT a Prefeitura de Londrina (PR).
André Quintão, sociólogo e assistente social, está no quinto mandato de deputado estadual pelo PT em Minas Gerais. Foi secretário municipal de Desenvolvimento Social de Belo Horizonte (1994-1996) na gestão do prefeito Patrus Ananias (PT). Também foi secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social entre 2015 e 2016. Sua trajetória política é marcada pela construção e defesa das políticas públicas de direitos humanos e sociais, além da valorização da participação popular.
O Gabinete de Transição Governamental vai contar com 31 grupos técnicos que terão a função de debater, reunir dados e apresentar propostas para o próximo governo do presidente Lula.