Turismo estima faturamento de R$ 18 bi em 2015

Estudo do Ministério do Turismo mostra que 71% de brasileiros planejam destinos nacionais; interesse em viajar dentro do País é o maior desde 2009

turismo1

Pesquisa demonstra maior disposição dos brasileiros para viagens nacionais

Alterações no câmbio, disponibilidade de sete feriados prolongados até novembro e visibilidade do patrimônio natural e cultural trazida ao público nacional pela Copa do Mundo 2014.

Esses são, em resumo, os motivos da disposição de grande quantidade de brasileiros em viajar para destinos nacionais até outubro deste ano (2015), segundo estudo do Ministério do Turismo (MTur) divulgado na semana passada.

O levantamento indica que nos próximos seis meses o setor de turismo deverá arrecadar quase R$ 18,7 bilhões. Também afirma que aumentou a intenção do brasileiro de buscar viagens domésticas.

Esse valor estimado para o período pelo estudo do MTur se baseia na expectativa de receitas com reservas de passagens e hotéis. Ao contrário do segmento do comércio, que reclama perdas com as lojas fechadas nos feriados longos, a agenda de feriadões em 2015 é motivo de comemoração pelas agências de viagem.

O levantamento do ministério foi feito durante o mês de março, quando a desvalorização do real elevou o valor do dólar a R$ 3,30. Segundo a pesquisa, quase 71% das pessoas se declararam dispostas a viajar nos próximos seis meses dentro do País – o maior índice para o mês de março dos últimos seis anos, desde 2009.

Mas o dólar alto é bom também para turistas estrangeiros, pois a moeda americana vale mais reais quando convertida à moeda nacional. E isso fez com que também trocassem seus destinos para viagens de lazer ao Brasil. Segundo o MTur, os destinos mais procurados por eles no Brasil são Rio de Janeiro, Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu (PR), São Paulo e Búzios (RJ).

A agenda de feriadões considerada pelo estudo inclui o 21 de abril (Tiradentes) e o deste fim de semana, Dia do Trabalho (1º de maio), que funciona como remake do primeiro: em pouco mais de dez dias, dois feriados prolongados.

Os outros feriadões relacionados pelo estudo são 4 de junho (Corpus Christi), 7 de setembro (Independência), 12 de outubro (dia de Nossa Senhora e das Crianças) e 2 de novembro (Finados).

Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias