Vaccari é criminalizado sem acusações comprovadas, declara Mamberti

Ator e ex-integrante do Ministério da Cultura criticou a manutenção da prisão do ex-tesoureiro e defendeu o empenho do governo contribuir com as investigações

O ator Sérgio Mamberti criticou a maneira como o ex-secretário Nacional de Finanças do PT, João Vaccari Neto, é tratado durante as investigações da Operação Lava-Jato. “Acusações são feitas, como no caso do Vaccari, mas não são comprovadas e, no entanto, as pessoas são criminalizadas”, declarou à coluna da jornalista Mônica Bergamo. Vaccari está preso desde abril.

Mamberti, que integrou o Ministério da Cultura durante as gestões de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, defendeu ainda que “o governo está fazendo todo o possível no sentido de esclarecimento”.

Militante histórico do PT, o ator foi alvo de ataque nas redes sociais devido a um vídeo editado com trechos de sua fala durante um congresso do PT. De acordo com ele, foi a primeira vez que sofreu ataques por integrar o partido.

“Não guardo rancor, só fiquei muito triste. Acredito até que boa parte das pessoas que fizeram comentários agressivos tem um motivo, uma meta, que é fazer um Brasil melhor. Mas também tem muito comentário motivado por ódio”, afirmou à coluna do jornal “Folha de S. Paulo”.

Prisões – Em entrevista ao jornal Correio Braziliense, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, avaliou as prisões da Lava-Jato. “É que está se generalizando a prisão. Qual é a ordem natural? Apurar para, selada a culpa, prender-se e em execução da pena”, ressaltou.

De acordo com o presidente Nacional do PT , Rui Falcão, trata-se de uma afronta ao Estado de Direito. “É inexplicável a rejeição ao pedido de relaxamento da prisão preventiva de Vaccari”, declarou em 25 de junho.

Na ocasião, o dirigente ressaltou que a defesa apresentou todas as provas documentais requeridas e a prisão prolongada tornou-se “um método declarado para tentar obter confissões, um mecanismo de tortura psicológica”.

Por Cristina Sena, da Agência PT de Notícias