Vereadora Duda Hidalgo (PT/SP) é novamente ameaçada de morte

É o segundo ataque desde dezembro. Duda acionou o Ministério Público e registrou boletim de ocorrência

CMRP

Vereadora Duda Hidalgo é novamente ameaçada de morte em email institucional da Câmara de Ribeirão Preto

Perseguida por defender o presidente Lula, a vereadora Duda Hidalgo (PT/SP) é novamente ameaçada de morte. O ataque aconteceu por meio de um email institucional da Câmara Municipal de Ribeirão Preto nesta segunda-feira, 21. Duda Hidalgo acionou o Ministério Público e registrou um boletim de ocorrência.

As mensagens enviadas com redação no imperativo ordenam que Duda desista de sua atividade política, sob pena de ter sua “boca nojenta” calada pelo remetente anônimo “do pior jeito”.

A violência política, incentivada no governo de Jair Bolsonaro, por e-mails contra a vereadora teve início em dezembro do ano passado, quando Duda foi atacada em um ato de teor racista.

“Mesmo frente a tanta intolerância e desumanidade, não vou me intimidar. Eu fui democraticamente eleita e não vou desistir das minhas lutas e tampouco vou baixar a cabeça diante das injustiças que vem sendo cometidas seja dentro da nossa cidade, do nosso Estado ou do nosso país”.

Assista à fala da vereadora durante sessão legislativa na Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto.

Violência política no Brasil

Nesta terça-feira, 23, o Partido dos Trabalhadores lança a Campanha de Combate à Violência Política. O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) formou uma comissão para debater o assunto, que vitimiza principalmente as mulheres, negros, negras e a população LGBTQIA+.

O evento do lançamento da campanha será transmitido pela TVPT, às 19h, e terá a participação da presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e mediação da ex-ministra de Direitos Humanos Ideli Salvatti.

A comissão é coordenada pela Secretaria de Assuntos Institucionais do PT e formada pelas secretarias nacionais de Mulheres, Combate ao Racismo, LGBT, Juventude, Setorial de Direitos Humanos, pela Fundação Perseu Abramo (FPA) e pela Comissão dos Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal.

Um mapeamento, realizado pela Terra de Direitos e Justiça Global, gerou o Memorial da Violência Política no país,  apresentado durante uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal, que debateu o assunto. A radiografia reflete um cenário trágico de aumento no número de atos violentos contra agentes públicos: foram 107 casos de assassinatos e atentados somente em 2020.