Vermelhinho de Maricá é referência em transporte gratuito

Lula conhecerá de perto os ônibus gratuitos que atendem a mais de dois milhões de usuários por anos e geram economia para as famílias

Divulgação/prefeitura de Maricá

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca na cidade de Maricá (RJ) com a Lula pelo Brasil , em que vai conhecer de perto o Vermelhinho, um dos programas sociais referência da gestão petista local.

Um dos carros-chefe da prefeitura, e do modo petista de governar, inspirado nos governos de Lula, garante muito mais que transporte gratuito para a população, mas também uma folga na renda das famílias, como explica o prefeito Fabiano Horta (PT).

“Vivemos um tempo de retirada de direitos. Queremos uma política que reconstrua os direitos das pessoas que, em vez de deixar R$ 15 reais por dia nas mão de empresários, podem usar transporte gratuito e usar essa renda”, explicou.

“O vermelhinho é um exemplo do que queremos ver em todo país. Uma política construtiva de direitos das pessoas e que ainda garante mais comida na mesa do povo”, afirma Horta.

“Na visita de Lula à cidade, queremos mostrar coisas que possam ser replicadas”, explica o presidente do PT fluminense e ex-prefeito de Maricá por duas gestões, Washington Quaquá. 

Criado em 2014, os vermelhinhos garantem o transporte gratuito de mais de 2 milhões de usuários, gerando uma economia de 5,4 milhões às pessoas. Agora, os cidadão contam também com um aplicativo de celular para checar horários e itinerários. Eles se tornaram referência nacional em mobilidade urbana e direitos civis.

Outro benefício é o aspecto cultural, já que veículos são constantemente utilizados em ações de apoio à Educação – levam alunos e professores da rede municipal de ensino a eventos culturais – e de inclusão social. “É um projeto factível para qualquer município brasileiro”, defende Quaquá.

Lula Pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Espírito Santo e ao Rio de Janeiro, que acontece em dezembro, é a terceira etapa do projeto que ainda deve alcançar as demais regiões do Brasil.

Em agosto e setembro, Lula pegou a estrada e percorreu os nove estados nordestinos, visitou inúmeras cidades, ouviu e conversou com o povo. Em outubro, foi a vez do estado de Minas Gerais.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista nos últimos dois anos.

Por Ana Flávia Gussen e Clarice Cardoso, da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast