Vídeo mente ao afirmar que governo da Bahia liberou cloroquina

Vídeo antigo é de abril e Bahia já revogou a recomendação para pacientes com Covid-19. Mensagens atacam o governador Rui Costa

Site do PT

Bolsonarismo inventar mentiras contra o governo da Bahia

Um vídeo antigo circula fora de contexto afirmando que o governo do Estado da Bahia está permitindo o uso de cloroquina no tratamento de pacientes com Covid-19 após milhares de mortes. A desinformação traz ataques ao governador Rui Costa e uma declaração de abril do secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

A fake news aponta que Vilas-Boas teria anunciado a medida “depois que milhares de pessoas morreram”, mas, na verdade, o vídeo foi gravado quatro meses atrás, em 8 de abril, quando ainda se imaginava que o medicamento poderia ser eficaz. Agora, a história volta, tirada de contexto para desinformar, como mostram Aos Fatos e Boatos.org.

Em 21 de julho, a Secretaria Estadual de Saúde, com base em recomendações da Organização Mundial da Saúde e da Anvisa, revogou a recomendação, não indicando cloroquina ou hidroxicloroquina “para tratamento ou prevenção da Covid-19 em qualquer contexto que não seja de um estudo de ensaio clínico”.

Também são mentiras a afirmação de Bolsonaro de que a Bahia proibiu por decreto o uso do medicamento e a mensagem que diz que Rui Costa recolheu comprimidos de cloroquina das farmácias.

Como é característico das fake news, a mesma desinformação sobre a liberação da cloroquina circula com textos variados. 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast