Wadih Damous: “O Brasil é um país em ruínas, como o Museu”

“As universidades sendo sucateadas, entrando em estado de deterioração física, o golpe é predador em todas as dimensões do Brasil”, disse o deputado

Edilson Rodrigues/Agência Senado

Wadih Damous

“O Brasil é um país em ruínas, como o Museu”. A frase é do deputado federal Wadih Damous (PT/RJ), e foi dita em vídeo postado em sua conta no Facebook, gravado direto da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, menos de duas horas após o início do incêndio do Museu Nacional. Segundo Damous, “a tragédia do Museu Nacional é uma metáfora do Brasil”, lamentou.

O parlamentar concorda com o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação UFRRJ, Alexandre Fortes, e também considera o incêndio como um resultado do congelamento de gastos imposto ao país pelo governo golpista de Temer. “As universidades sendo sucateadas, entrando em estado de deterioração física, os museus, as instituições culturais, enfim, o golpe é predador em todas as dimensões do Brasil. Não é nesse ou naquele setor, é em todos os setores. Na educação, na cultura, na saúde, no emprego, na segurança pública”, prosseguiu.

Revoltado, Damous dirigiu-se àqueles que batiam panelas, em 2016: “era isso que vocês queriam?” indagou apontando para o museu em chamas.

O deputado disse ainda que enquanto o atual governo e suas políticas perdurarem, essa será apenas uma entre outras tragédias que ainda poderão acontecer. Tragédias de todos os pontos de vista, inclusive tragédias humanas.

“É com muita tristeza que vim aqui prestar solidariedade, disse. Hoje é mais uma noite triste para o Brasil. Parece que a urucubaca, o azar, se abateu sobre o nosso país, pelo menos desde esse golpe maldito de 2016. O que nos cabe é protestar, denunciar e resistir”, completou.

Segundo o deputado, nesta segunda feira (3), haverá atos no Rio de Janeiro e em todo o Brasil. “Atos de denúncia desse descalabro em que todo o país está mergulhado. Mas, a cultura, que foi quem mais resistiu ao golpe, parece que o destino resolveu castigar com esse incêndio que leva embora o mais importante museu natural da América Latina”, concluiu.

Veja o vídeo na íntegra

Esse incêndio é a metáfora do Brasil de hoje, que assim como o Museu está em ruínas! #MuseuNacional

Publicado por Wadih Damous em Domingo, 2 de setembro de 2018

Por Revista Fórum

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast