Wellington, Pimentel e Rui Costa vencem

Piauí, Minas Gerais e Bahia elegeram seus governadores com votos expressivos no primeiro turno

Eleitores de quatro estados brasileiros confirmaram neste domingo (5) a escolha por governadores do PT. Bahia, Minas Gerais e Piauí elegeram seus governadores com votos expressivos no primeiro turno.

Confira:

Bahia – Rui Costa é o novo governador da Bahia. Com mais de 54,21% dos votos dos eleitores baianos, o petista derrotou Paulo Souto (DEM), com uma virada nos últimos momentos da corrida eleitoral. 

Costa é formado em Economia pela Universidade Federal da Bahia e técnico em Instrumentação Industrial e Projetista. Foi diretor do Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia e diretor da Confederação Nacional dos Químicos. Tem no currículo passagens como vereador por duas vezes em Salvador, secretário de Relações Institucionais do Governo do Estado da Bahia e deputado federal.

Minas Gerais – O estado de Minas Gerais elegeu Fernando Pimentel para governador com 52,96% dos votos. Os mineiros escolheram dar fim aos mais de 12 anos consecutivos de governos tucanos no estado, derrotando o ex-ministro, Pimenta da Veiga.

Pimentel foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do governo da presidenta Dilma Rousseff. Nascido em Belo Horizonte (MG), o novo governador é economista, foi prefeito de Belo Horizonte.

Piauí – O estado do Piauí elegeu Wellington Dias pela terceira vez para governador com 63% dos votos. Atualmente no cargo de senador, Dias governou o Estado por dois mandatos consecutivos, de 2003 a 2010.

Dias é formado em Letras pela Universidade Federal do Piauí e especialista em Políticas Públicas e Governo e em Gestão Pública pela universidade de Harvard (EUA). Fez carreira como bancário, foi eleito vereador de Teresina, deputado estadual e primeiro deputado federal eleito pelo PT no Piauí.

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast