Zeca Dirceu
Zeca Dirceu nasceu em Umuarama, Paraná. É filho de Clara Becker e do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu. Graduou-se em Ciências da Computação pela Universidade Paranaense (Unipar) em 2002. Desde criança, sempre acompanhou o pai nas reuniões do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, quando passou a conviver com a política.
Foi Secretário de Indústria e Comércio de Cruzeiro do Oeste (PR) em 2001 e, entre 2003 e 2004, coordenou regionalmente as ações da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social do Paraná (SETP).
Elegeu-se prefeito de Cruzeiro do Oeste em 2004 com 72% dos votos e foi reeleito quatro anos depois com apoio de 70% do eleitorado.
Tornou-se vice-presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) em 2009, quando passou a defender e articular as bandeiras municipalistas em Brasília.
Como prefeito de Cruzeiro do Oeste já foi premiado diversas vezes, entre eles o Prêmio Amigo da Criança pela Fundação ABRINQ em 2005 – 2006, Prêmio Nacional Terra Fértil da Emater em 2008, Prêmio Paraná Sorridente do Ministério da Saúde e Prefeito Empreendedor do Sebrae, ambos em 2009.
Em 2010 deixou a prefeitura de Cruzeiro do Oeste para concorrer a uma vaga de deputado federal, quando foi eleito com quase 110 mil votos, sendo o segundo deputado mais votado do PT no Paraná. É Coordenador na Frente Parlamentar em defesa da Indústria Têxtil e na de Frente Parlamentar em defesa da Indústria Brasileira de Bebidas. Ocupa o cargo de vice-líder do PT na Câmara dos Deputados, posição que já ocupou por três vezes na casa.
Em sua trajetória como parlamentar Zeca Dirceu foi condecorado diversas vezes por levantar a bandeira municipalista em seu primeiro mandato, recebendo títulos de cidadão honorário em várias cidades do seu estado. Como parlamentar foi eleito o deputado federal mais atuante no “Melhores do Ano” realizado pela VS Pesquisas e Promoções em 2013, e Premiado como Sócio Emérito da Associação Brasileira dos Municípios pelos resultados alcançados no Paraná em 2014.
Agora inicia o segundo mandato como deputado federal após receber mais de 155 mil votos, tornando-se o candidato mais votado do Partido dos Trabalhadores no Paraná, ocupando a oitava posição no ranking de deputados eleitos na unidade federativa, e sendo o sétimo dos parlamentares eleitos a nível nacional em 2014.
Atualmente o deputado Zeca Dirceu defende não só a causa municipalista, mas também é engajado nas questões de saúde e educação do Paraná, bem como apoia a reforma política, a democratização dos meios de comunicação e a valorização da juventude no meio político.
-
CidadesDireitos HumanosJustiçaNotícias do PTPolíticaA ameaça contra a vida do vereador não é um caso isolado. A também vereadora do PT em Curitiba, Carol Dartora, recentemente sofreu ameaças de morte pelas redes sociais.
-
A proposta apresentada pelo ministro cria a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), e unifica PIS e Cofins com uma alíquota de 12% sobre o consumo. Prestadores de serviços passarão a pagar 12%, em vez dos atuais 3,65% que já pesam no bolso do consumidor. Porém, bancos, instituições financeiras e seguradoras manterão a alíquota em 5,8%, denuncia o deputado Zeca Dirceu (PT-PR)
-
Realizada há 17 anos, a festa beneficente de aniversário do deputado Zeca Dirceu ocorreu online, devido à Pandemia da Covid-19. Com isso, mais pessoas puderam colaborar e mais instituições serão ajudadas. As doações vão beneficiar entidades e famílias de 67 cidades
-
Durante a reunião, nenhum ministro apresentou estratégias para o enfrentamento do Coronavírus. Sem qualquer pudor, foram brigas, agressões e ofensas com o intuito de sustentar o governo, denuncia o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR)
-
Cobrar mais impostos dos milionários e bilionários ajudaria a estabilizar as contas e melhorar os serviços públicos oferecidos à população, defende o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR).
-
“Onde está o aquecimento da economia?”, questiona o deputado Zeca Dirceu em artigo. ” Infelizmente, Bolsonaro e sua trupe mais uma vez se utilizam de um momento de fragilidade do povo brasileiro para atacar os trabalhadores”
-
Política
Petistas criticam Bolsonaro por incitar ato contra instituições em meio à pandemia do coronavírus
Deputados do partido usaram a tribuna da Câmara para repercutir as ‘prioridades’ do governo federal mesmo diante da iminência de uma nova crise, desta vez na saúde -
Gleisi Hoffmann, Enio Verri e Zeca Dirceu e diversos outros parlamentares petistas participam da iniciativa em defesa das famílias encampadas do MST
-
A obra autobiográfica “Zé Dirceu – Memórias” foi escrita durante o cárcere
-
“A fala do Ministro da Economia sobre um novo AI-5 é inaceitável e reflete a obscuridade do governo Bolsonaro, que tem por comum naturalizar atrocidades”
-
Enquanto autoriza investimento de R$ 4,7 bilhões na categoria em 2020, Bolsonaro corta bilhões da educação, da saúde e de programas sociais
-
Em Portugal, a Festa do Avante, relembra todos os anos os valores da revolução dos cravos por milhares de pessoas de todo o mundo