11 ministras iniciam celebrações do Dia Internacional da Mulher em março

Com slogan “O governo que respeita todas as mulheres”, encontro nesta quarta-feira, 1º, marca importância da representatividade feminina no governo Lula e atividades em torno da data festejada em 8 de março

Ricardo Stuckert

O governo Lula alcançou um número recorde de mulheres nos ministérios (Foto: Ricardo Stuckert)

As ministras do governo Lula, a primeira-dama, Janja Lula da Silva, e as presidentas do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, e da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, se reuniram na manhã desta quarta-feira, 1º, para abrir as atividades referentes ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo dia 8 de março.

O encontro foi promovido pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, no Palácio do Planalto. No evento, o slogan “O governo que respeita todas as mulheres” foi apresentado à imprensa. A marca vai circular em canais institucionais e plataformas digitais do governo Lula.

Cida Gonçalves anunciou que serão traçadas políticas públicas para discutir e pautar o empoderamento das mulheres: “Vamos mudar e fazer a diferença para 52% da população brasileira. O governo Lula respeita, trabalha e vai conseguir um país, para, e com as mulheres”.

“Nós mulheres, quando estamos no poder, nós não disputamos. Nós estamos juntas. Somos solidárias e temos respeito. Estamos exercendo isso por ordem do presidente Lula, que diz que precisamos ter ações transversais e interministeriais”.

A ministra destacou que estas ações serão compartilhadas pelo presidente Lula no dia 8 de março.

“Hoje é o pontapé inicial. Temos ações também onde existem homens, na Justiça, na Pesca. Depois, faremos ações em cada ministério e estaremos nos territórios para lançar cada ação para fazer diferença na vida das mulheres. Esse é o início, não termina aqui, nem vai terminar dia 31. As políticas são pra 4 anos. Estamos construindo um novo país, fortalecendo a democracia. E só existe democracia se tivermos respeito com as mulheres”, afirmou.

O presidente Lula  adiantou e evento nesta terça-feira, 28, que encaminhará ao Congresso Nacional um projeto de lei para garantir a igualdade salarial entre homens e mulheres no Brasil.

Leia também: Com Lula, mulheres retomam o protagonismo no acesso ao Bolsa Família

Mulheres no comando

A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, destacou que ao colocar uma mulher no comando, uma mulher negra ou uma mulher indígena, acontece uma mudança na forma de pensar política pública.

“Ninguém teve essa ideia antes porque não tinha alguém naquele lugar, com aquele pensamento, com aquela história de vida, com toda a sua experiência que faz você dar ênfase a um ponto, que talvez, para os homens, não tenha a menor relevância, mas para nós, mulheres, faz toda a diferença e a gente sabe que vai fazer diferença e a gente sabe que vai fazer diferença na vida de todas as mulheres desse país”.

LEIA MAIS: Senadoras comemoram ações para mulheres preparadas pelo governo

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, comentou no encontro sobre a relevância dos cuidados da saúde da mulher e que o dia 8 de março começou no Ministério da Saúde (MS) no primeiro dia da sua gestão, quando foi revogada uma portaria contrária aos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e do cuidado integral à saúde da mulher.

Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, lembrou da irmã Marielle Franco, assassinada em 14 de março de 2018, e que transforma o mês de março em um mês, também, de luta contra a violência política de gênero.

Ouça o boletim da Rádio PT sobre o encontro:

Número recorde de mulheres

O governo Lula alcançou um número recorde de mulheres nos ministérios, com 11 ministras empossadas nos 37 ministérios, que equivalente a 30%.

O número é o maior desde o segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, que chegou a ter dez mulheres no comando das pastas do governo federal.

No governo de Bolsonaro, somente quatro ministras foram nomeadas.

Assista o encontro, na íntegra, abaixo:

Participaram da agenda nesta quarta-feira:

_ Janja Silva: primeira-dama;

– Ana Moser: ministra do Esporte;

– Anielle Franco: ministra da Igualdade Racial;

– Cida Gonçalves: ministra das Mulheres;

– Esther Dweck: ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos;

– Luciana Santos: ministra de Ciência e Tecnologia e Inovação;

– Margareth Menezes: ministra da Cultura;

– Marina Silva: ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima;

– Nísia Trindade: ministra da Saúde;

– Simone Tebet: ministra do Planejamento e Orçamento;

– Juma Xipaya: secretária de Articulação dos Povos Indígenas representa Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas;

– Juliana Negreiros: chefe de gabinete, representa Daniela Carneiro, ministra do Turismo;

– Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil; e

– Rita Serrano, presidente da Caixa Econômica Federal.

Leia também: 8M –  Mulheres do PT preparam os atos da reconstrução do país por democracia, igualdade e justiça social

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast