1º de Maio: ato unificado das Centrais apresenta pauta comum de reinvindicações

Presidentes das centrais CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST, CSB, Intersindical e Pública anunciaram ato na zona leste de SP, cujo tema será “Por um Brasil mais justo”

cut

Nobre, da CUT: "Vamos rememorar lutas do passado, atualizar as pautas de reivindicação e planejar as lutas do futuro"

Presidentes das centrais sindicais CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST, CSB, Intersindical e Pública anunciaram, em entrevista coletiva concedida na segunda-feira (15), ato unificado do 1º de Maio, na zona leste de SP (Itaquera), em frente ao estádio do Corinthians, a partir das 10h.

Manifestação histórica da classe trabalhadora, cuja origem é do século XIX, em Chicago (EUA), por ocasião de greve dos trabalhadores, e, no Brasil, início do século XX, em razão do movimento grevista de 1917, o 1º de Maio é data referência de lutas, conquistas e organização do sindicalismo.

Sérgio Nobre, presidente da Central Única dos Trabalhadores, ressalta a importância do ato unificado, protagonizado pelas principais centrais do país;  e destaca que a data é “para rememorar lutas do passado, atualizar as pautas de reivindicação e planejar as lutas do futuro”. E este ano, no Brasil, “não será diferente”, conclui.

Com o tema “Por um Brasil mais justo”, a manifestação do dia do trabalhador apresenta um conjunto de reivindicações, em torno da pauta: emprego decente, correção da tabela do imposto de renda, juros mais baixos, aposentadoria digna, salário igual para trabalho igual e valorização do serviço público.

Além do caráter reivindicativo, típico do 1º de Maio, Sérgio Nobre observa que a data é, também, “para celebrar e relaxar, uma oportunidade para levar a família e se divertir nesta grande confraternização”. O sindicalista conclui com a informação de que o presidente Lula é convidado de honra para a manifestação organizada pelas centrais sindicais.