44 anos: presidente do PT mineiro detalha estratégias para fortalecer legenda no estado

“O PT tem uma vida muito pujante em Minas e está presente em quase todos os mais de 800 municípios”, lembrou Cristiano Silveira, em entrevista ao Jornal PT Brasil

Reprodução/TvPT

Silveira: "Estaremos abertos ao diálogo para composições, para o enfrentamento da extrema direita em Minas Gerais. Isso é o que nos orienta"

A força do PT em Minas, estado que deu ao presidente Lula a vitória nos dois turnos das eleições de 2022, e as estratégias do partido para as próximas eleições foram destaque da entrevista desta terça-feira, 6, do presidente do partido, Cristiano Silveira ao Jornal PT Brasil, dentro das comemorações do aniversário dos 44 anos do PT dia 10 de fevereiro.

Lula inclusive estará em Belo Horizonte nesta quinta-feira, 8, onde anunciará diversas obras e programas do governo federal no estado como o Novo PAC e Minha Casa Minha Vida.

“O PT tem uma vida muito pujante em Minas e está presente em quase todos os mais de 800 municípios”, ressaltou Cristiano ao lembrar que a capital Belo Horizonte já foi governada várias vezes pelo partido, além de cidades importantes – atualmente Contagem e Juiz de Fora. O PT já participou do governo de Minas, tem uma bancada de 12 deputados estaduais e aumentou o número de parlamentares federais de 8 para 10.

Para as próximas eleições, o partido está trabalhando na perspectiva de reeleger seus candidatos nas cidades que governa, em especial as duas grandes que são Contagem e Juiz de Fora.

PT 44 anos: lideranças defendem legado dos governos petistas para o Brasil

“A ideia é fazer sucessão onde o candidato do PT não tem mais a possibilidade de reeleição, então estamos trabalhando para construir a possibilidade de reeleição, para ter o maior número de candidaturas competitivas no maior número de cidades”, apontou Cristiano, ao dar mais detalhes sobre a estratégia do partido.

Se em determinada cidade o PT não tiver um nome que seja realmente competitivo e havendo um nome que compõe o campo progressista, em condições reais de vencer, “especialmente se for para derrotar candidaturas bolsonaristas, porque eles vão tentar polarizar conosco nas cidades”, salientou Cristiano, “estaremos abertos ao diálogo para composições, para o enfrentamento da extrema direita em Minas Gerais. Isso é o que nos orienta”, assinalou.

Em todas as cidades onde o PT tiver organizado, a orientação é disputar a eleição preferencialmente com chapa completa ou, no mínimo, ter chapa de vereadores.

PT 44 anos: Janaína Oliveira e Doriel Barros saúdam militância petista

“É muito importante o PT ter pelo menos um vereador em cada Câmara Municipal onde o partido se encontra organizado”, afirmou Cristiano, ao informar que a partir de março o partido começará uma maratona de caravanas pré-eleitorais.

“Vamos percorrer todo o estado fazendo encontros com a militância, com os pré-candidatos, para poder dar formação, orientações do ponto de vista jurídico, sobre comunicação, como usar de maneira eficiente as tecnologias e também o planejamento de campanha. A ideia é que o PT possa estruturar essas candidaturas da melhor forma possível”, pontuou, ao relembrar o seminário eleitoral que o PT fez em dezembro em Brasília, além das ferramentas que o partido disponibiliza como a Casa 13.

“Teremos uma boa formação para as nossas candidaturas que vai ser um diferencial competitivo nas eleições”.

Carnaval tem folia e protesto contra a extrema direita

Cristiano destacou a dimensão do carnaval da capital mineira que nos últimos anos vem se tornando um “grande ponto de referência” para todo o Brasil e atrai milhões de foliões.

“Temos vários blocos e também blocos políticos, que fazem a denúncia do governo de extrema direita do Zema. Já tem marchinha preparada para denunciar o que vem acontecendo. A gente faz política e folia”, salientou, ao informar que a comemoração em Minas dos 44 anos do PT acontecerá próximo ao Dia das Mulheres e junto com a reunião do diretório estadual.

PT 44 anos: lideranças celebram resiliência e capacidade de renovação do partido

“Afinal, 44 anos do maior partido de esquerda do país, aquele que tem inúmeros resultados e vitórias que nenhum do partido tem, não é pouca coisa! Então precisa ser muito celebrado e principalmente agora com o retorno do presidente Lula, da estabilidade institucional e dos direitos do povo trabalhador”, concluiu.