4951 cidades vão às urnas votar na etapa municipal do 7º Congresso do PT

O total de municípios aptos a participar da etapa municipal do congresso corresponde a 85,9% do total de cidades do país! Além disso, 5.164 chapas se inscreveram

Lula Marques/Agência PT

6º Congresso Nacional do PT

O Partido dos Trabalhadores iniciou em junho deste ano um dos processos mais importantes da legenda: o 7º Congresso Nacional do PT – Lula Livre. Além do fortalecimento do partido, as etapas municipais, estaduais e nacional deste processo promovem uma verdadeira onda de discussões internas, debates com a sociedade e um movimento transformador da militância. Neste domingo (8), o partido se prepara para a primeira fase do Congresso Nacional: as etapas estaduais, quando os filiados vão às urnas escolher presidentes municipais e zonais, delegados estaduais e diretórios municipais.

Levantamento realizado pela Secretaria Nacional de Organização do PT mostra que a legenda continua sendo a maior do país. A força desta etapa do Congresso Nacional pode ser mostrada com números, muitos números: pelo menos 4.951 cidades irão às urnas neste domingo, o que representa 85,9% dos municípios do Brasil!

Outro dado relevante é o número de pessoas que estão aptas a votar no dia 8: mais de 2,3 milhões filiados vão escolher entre 9 chapas de delegados e delegadas para a etapa nacional, 126 chapas para as etapas estaduais, 4.646 chapas para as direções municipais e 326 chapas para as direções zonais. Além dos 4.282 candidatos a presidente municipal e 270 candidatos a presidente nos diretórios zonais

Estes 78,5 mil filiados que participam das chapas em nível zonal e municipal, representam 3,3% do total de filiados. Os restantes 19.571 filiados para completar o total de 98 mil filiados são aqueles que participam somente de uma chapa nacional ou estadual.

Participação de mulheres e jovens

Do total de 98 mil filiados que participam das chapas, 48.825 são mulheres, o equivalente a 49,8%. Os homens são 49.185 (50,2%). Quanto à etnia dos componentes de chapas, os negros e índios são 25.194, o equivalente a 25,7%.

Já os jovens, que terão até 30 anos no dia das eleições, são 20.499, equivalente a 20,9% do total de componentes.

As etapas municipais serão realizadas no dia 8 de setembro, das 9h às 17h e o filiado pode conferir aqui qual será seu local de votação.

Da Redação da Agência PT de Notícias