6º Congresso será intitulado de Marisa Letícia Lula da Silva

Nome homenageia ex-primeira dama, que morreu na última sexta (3); Comissão Executiva Nacional também fez alterações pontuais no regulamento do Congresso

6º Congresso Nacional do PT

Dona Marisa e Lula em comício com candidaturas do PT realizado na Praça da Sé em São Paulo nas eleições de 1986. Foto: Vera Jursys

O 6º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores levará o nome Marisa Letícia Lula da Silva, em homenagem à ex-primeira dama. A decisão foi aprovada durante reunião da Executiva Nacional do PT, nesta terça-feira (7), em Brasília.

Dona Marisa faleceu na última sexta-feira (3), aos 66 anos, um dia após o Hospital Sírio Libanês, em  São Paulo, constatar morte cerebral em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O velório aconteceu no sábado (4) e as homenagens à Dona Marisa reuniram milhares de pessoas no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP). O ex-presidente Lula recebeu a solidariedade e o abraço de militantes, dirigentes, colegas e familiares durante toda a cerimônia. A missa de sétimo dia será realizada na quinta-feira (9) na Igreja Matriz de São Bernardo do Campo, às 19h30.

Mudanças no regulamento

A Comissão Executiva Nacional também fez alterações pontuais no regulamento do Congresso. De acordo com a nova redação, Etapas Livres poderão ser organizadas pelas instâncias partidárias ou por qualquer filiado ou filiada do PT, desde que amplamente divulgadas para acompanhamento das instâncias partidárias correspondentes.

Fiscais não precisam mais ser cadastrados com antecedência, mas será garantido o voto em trânsito apenas para os fiscais cadastrados até o dia 31 de março de 2017.

Municípios terão até as 12h do dia 12 de abril para informar o resultado da eleição.

Para acessar o regulamento com a nova redação, as listas de filiados e filiadas até 9 de abril, para consulta, tabelas de quórum e vagas e os formulários de inscrição de chapas e candidaturas clique aqui: https://goo.gl/16XeM3

O Congresso

O  6º Congresso Nacional do PT será realizado nos dias 1, 2 e 3 de junho de 2017, com a participação de 600 delegados e delegadas, observando a paridade de gênero e as cotas étnicos raciais e de juventude, conforme o artigo 22 do Estatuto do PT. Encontro tratará de cenário internacional e nacional, balanço dos governos nacionais petistas, estratégia política e programa, funcionamento do PT e organização partidária. O Congresso pode ser dividido em duas fases:

Em 9 de abril, será realizado um Processo de Eleições Diretas (PED) municipal que renovará as direções municipais e escolherá os delegados e delegadas estaduais, que serão eleitos através de chapas.

Depois do PED Municipal, haverá o processo de congressos, no qual os delegados e delegadas eleitos escolherão as direções estaduais, a delegação para o Congresso Nacional e a Direção Nacional.

-> Leia o regulamento do 6º Congresso do PT
-> Conheça as datas e prazos do 6º Congresso
-> Tire dúvidas e saiba como participar
-> Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast