8 de Março nacional com unidade e online

Com reuniões online e a vida das mulheres em foco, 8M tem mais de 80 entidades em sua organização

“MULHERES NA LUTA PELA VIDA! Fora Bolsonaro, Vacina Para Toda População e Auxílio Emergencial Já!”, esse é o mote da programação nacional do 8 de março deste ano que vem sendo construída por mais de 80 entidades feministas de todo país.

Com os números da COVID-19 aumentando consideravelmente e o país caminhando para o pior cenário desde o começo da pandemia no Brasil, as mulheres que representam as entidades nacionais responsáveis pela organização do #8M 2021 vem se reunindo online para assegurar que a luta das mulheres não seja esquecida em meio a tanto caos.

Dentro da proposta de ações online está uma live com participação de cada uma das 84 organizações e entidades que constroem o #8M. Com previsão de 7 horas, essa live homenageará mulheres símbolo da luta feministas no país e no mundo, além de muito debate e intervenções culturais.

Anne Moura, Secretária Nacional de Mulheres do PT e membro da articulação nacional do dia de luta das mulheres, relata que as ações ocorrerão por todo o mês de março e estão sendo organizadas a mais de um mês.

“Esse é um 8 de março diferente, onde a gente não vai poder ir pras ruas, então vamos ter uma live no dia 7, que dá início a jornada das mulheres e vai até o dia 14. Vai ser um #8M nacional e unificado, com ações por todo o país e tem um inimigo único também, Bolsonaro, que quer a todo custo acabar com a vida das mulheres”, relata a secretária.

As atividades online trazem também um apelo à saúde e vida das mulheres e a urgência em vacinar os trabalhadores e trabalhadoras da linha de frente do combate ao Coronavírus, que são em sua maioria mulheres. Essa e outras reivindicações são feitas no manifesto nacional do #8M 2021. Para ter acesso e/ou assinar o manifesto: https://forms.gle/j9gBVsnfMg5MBUEd7

Nádia Garcia, Agência Todas.