8 de Março | Petistas ocuparam as ruas em defesa das mulheres em todas as regiões do país.

Confira a participação das mulheres do PT nas manifestações por todo país com o lema  “Pela Vida das Mulheres. Bolsonaro Nunca mais. Por um Brasil sem racismo, sem machismo e sem fome”

Com faixas, batuques, gritos de ordem, e muita resistência feminina, mulheres petistas e de diversas organizações e articulações ocuparam as ruas de mais de 20 estados das regiões do Brasil.

As manifestações aconteceram em alusão ao Dia Internacional da Luta das Mulheres, e teve como lema “ Bolsonaro Nunca Mais. Por um Brasil sem racismo, sem machismo e sem fome.”

Além de denunciar o governo genocida, este ano, teve como destaque, a importância da luta contra o machismo, o combate à feminização da pobreza, ao racismo, à LGBTQIA+fobia e a todas as ações que agravam a situação das mulheres no Brasi.

A secretária nacional de mulheres do PT, Anne Moura, esteve presente no ato em São Paulo, a favor das mulheres e contra o governo machista e genocida .

“Estou somando aqui junto com minha parente, Pagú, que também é uma mulher indígena e está junto comigo neste ato importante. Queremos reafirmar que somos nós mulheres que estamos nas filas dos ócios; somos nós mulheres que estamos no alto índice de desempregos; somos nós mulheres que precisam todo dia colocar comida na mesa;  somos nós mulheres que vivemos as piores desigualdade. Além disso, temos um impacto maior com a destruição desse governo, com a destruição desse país e com esse governo que tem como inimigo número um, as mulheres”, afirma Anne Moura, secretária nacional de mulheres .

Anne Moura ainda ressaltou a importância do ato presencial neste 8 de março:  “É um 8 de março diferente porque nós sabemos tudo que a gente já caminhou até aqui. Mas é um ano decisivo, o ano de 2022, será central que nós elegemos um projeto que tenha as mulheres como prioridade e que ocupem mais mulheres na política”, destacou a secretária.

Confira onde os atos foram realizados:

No Rio de Janeiro (RJ), o ato começou às 16 horas, em Candelária.

Em Goiânia (GO), na Catedral Metropolitana, as mulheres repudiaram os governos machistas e autoritários de Bolsonaro e Caiado.

“Enquanto Caiado bate no peito pra dizer “Minha polícia!”, Goiás é um dos estados onde o feminicídio mais cresce e nós não podemos tolerar isso!”, afirmou a presidenta do PT Goiás, Kátia Maria.

Já no Nordeste, as mulheres de João Pessoa (PB), Fortaleza (CE) e São Luís (MA), fizeram o ato para reafirmar a luta pelo respeito e dignidade.

“Foi um dia de muita luta e resistência, fizemos panfletagem, distribuição de adesivos e materiais da secretaria nacional de mulheres, bonés, bandanas, camisas. Fizemos falas políticas contra Bolsonaro e pela vida das mulheres. Por mais mulheres na política. Pelo fim da violência contra a mulher. E que precisamos estar nas ruas e nas redes para resistir”, explicou Priscila Kelly, secretária estadual de mulheres do PT da Paraíba.

Também, em Natal (RN), além do lindo ato que se concentrou na Praça Gentil Ferreira, no Alecrim, a governadora do PT, Fátima Bezerra, promoveu um encontro com mulheres petistas e reforçou o compromisso da sua gestão em garantir mais direitos, igualdade e oportunidades para todas as mulheres.

Com palavras de ordem, pela vida de todas as mulheres: abaixo o bolsonarismo, as mulheres de Recife (PE), realizaram a tarde, o ato foi no Parque 13 de Maio.

“Nós estamos em prol das vidas das mulheres,este ano,  garantimos as falas das nossas parlamentares e um campo popular da secretaria estadual de mulheres do PT junto com outras organizações de mulheres: MST, Levante popular, entre outros. Isso significa a unidade de todas as mulheres, foi lindo e bem representativo”, afirmou Paula Menezzes, secretária estadual de mulheres do PT de Pernambuco.

Centenas de mulheres dos movimentos sociais, entidades, organizações e partidos políticos participaram do ato em Cuiabá (MT), o ponto de partida do ato, foi na praça  Rachid Jaudy,  escolhido pela simbologia da violência contra as mulheres, em decorrência dos últimos dois estupros ocorridos no local.

Em São Miguel do Oeste (SC) as mulheres também marcaram presença no ato e afirmaram, Fora Bolsonaro. Vitória (ES) não ficou de fora, também ocupou as ruas reivindicando por mais direitos às mulheres

Na região Norte, Manaus (AM), as mulheres ocuparam as ruas e disseram em uma só voz, Fora Bolsonaro.

Em Palmas (TO), as ruas da cidade amanheceram decoradas com faixas que expressam as reivindicações das mulheres.

Já em Araguaína (TO), mulheres petistas foram até a câmara municipal pedir por mais segurança, pelo fim da violência e pela vida de todas as mulheres.

Em Porto Nacional (TO), aconteceu na praça Centenário e reuniu mais de 100 mulheres do movimento feminista do estado do Tocantins e as mulheres do MST.

“Precisamos estar unidas para conseguirmos fazer a diferença e juntas lutarmos pela vida das mulheres”, declarou a secretária estadual de mulheres do PT Tocantins, Ana Cleia.

Dandara Maria Barbosa, Agência Todas