8 de março | As mulheres do PT respondem: “Por que ir aos atos e como reconstruir o país?”

As petistas eleitas, militantes e ativistas têm diversas razões para te convidar a ocupar as ruas este ano. Confira o que elas estão dizendo

No Brasil, 2022 é um ano estratégico para a luta das mulheres. Diante de um governo que ataca a vida das trabalhadoras de todas as formas e destrói as políticas de proteção social e econômica, a garantia da retomada da democracia torna-se uma prioridade da pauta feminista.

“Reconstruir o país pelas mãos das mulheres é o nosso lema. Acabar com a fome, o desemprego, a precarização, entendendo que um país melhor para as mulheres, é um país melhor para todo mundo. Temos um compromisso expresso com a democracia, a justiça social e a igualdade racial e de gênero”, explica Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT

Convidamos deputadas, vereadoras e vice-prefeita, além de nossa presidenta Dilma Rousseff, a movimentar as redes e gravar um vídeo respondendo à pergunta “Por que ir ao 8 de março e como reconstruir o país?” e convocar as mulheres em todo Brasil para ocupar as ruas e exigir “Bolsonaro Nunca Mais”.

Confira o que as mulheres do PT têm a dizer com: Arlete Sampaio, deputada distrital PT/DF; Divaneide Basílio, vereadora PT/RN; Edna Sampaio, deputada federal PT/MT; Erika Kokay, deputada federal PT/DF; Gleisi Hoffmann, deputada federal PT/PR e presidenta nacional do PT; Isabel Nogueira, vice-prefeita de Santana, PT/AP; Karla Coser, vereadora de Vitória, PT/ES; Maria do Rosário, deputada federal PT/RS; Maria Marighella, vereadora de Salvador, PT/BA; Natalia Bonavides – deputada federal PT/RN; e Professora Rosaneide, deputada federal PT/MT.

Dilma Rousseff — primeira presidenta da história do Brasil

“Vamos fazer deste 8 de março um grande momento de combate ao machismo, à misoginia e à violência contra as mulheres. Por um país mais justo e igualitário paras as mulheres e todos os brasileiros.”

Gleisi Hoffmann – deputada federal PT/PR e presidenta nacional do PT

“Está nas mãos das mulheres fazer o enfrentamento à política de destruição, de ódio e violência. Esse é um 8 de março que devemos falar ainda mais de política e fazer o debate de como a gente muda as coisas”

Arlete Sampaio – deputada distrital PT/DF

“Pela igualdade de direitos de homens e mulheres, combatendo a violência contra as mulheres e tratando as mulheres com a dignidade que elas merecem”

Divaneide Basílio – vereadora PT/RN

“Começaremos o ano enfrentando o genocida, derrubando o Bolsonaro, a fome, o racismo e a LGBTfobia. Venha reconstruir o país e cada recanto pelas mãos das mulheres”

Edna Sampaio – deputada federal PT/MT

“Nós, mulheres, representamos 52% da população brasileira e apenas 15% do Congresso Nacional. Nós queremos que, em 2022, haja mais mulheres e o fortalecimento da democracia”

Erika Kokay – deputada federal PT/DF

“Nós vamos mostrar a força das mulheres para arrancar a faixa presidencial do peito estufado do fascismo, do sexismo e da misoginia. Temos a obrigação imensa de devolver o país às mãos do povo brasileiro”

Isabel Nogueira, vice-prefeita de Santana, PT/AP

“Iremos defender o SUS, uma educação de qualidade. Vamos juntas reconstruir um Brasil melhor, de oportunidades, onde os direitos sejam valorizados”.

Karla Coser, vereadora de Vitória, PT/ES

“Em 2022, a gente tem uma chance muito importante: a gente vai tirar o Bolsonaro. Eu conto com vocês, na política, nas associações de bairro, no movimento estudantil, negras, jovens, LBT, precisamos de todas vocês”

Maria do Rosário, deputada federal PT/RS

“2022 é o ano da retomada da democracia, da retomada da verdade. A candidatura do presidente Lula vai carregar as nossas bandeiras, as bandeiras das mulheres também: do emprego, da renda, da saúde, da não violência, da educação, da assistência, de mulheres do campo e da cidade.”

Maria Marighella – vereadora de Salvador, PT/BA

“Quando os direitos das mulheres são violados sistematicamente, toda a sociedade sofre com isso. Por isso, a luta por democracia em 2022 precisa ter as mulheres à frente”

Natalia Bonavides – deputada federal PT/RN

“Vamos ocupar as ruas por um Brasil sem racismo, sem machismo e sem fome. O governo Bolsonaro tem atacado a vida das mulheres diariamente: retirando direitos, impedindo a aprovação de PLs importantes para as mulheres e cortando recursos de combate à violência”