95 anos do MEC: Lula, Edinho e ministros do governo participam de corrida comemorativa

Gleisi Hoffmann e a primeira-dama Janja da Silva exaltaram a educação e saúde durante o evento esportivo que atraiu milhares de pessoas

Ricardo Stuckert

Presidente Lula na corrida em comemoração aos 95 anos do MEC

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e milhares de pessoas amanheceram com muita animação e fôlego neste domingo (28). O chefe do Executivo, ministros do governo e atletas participaram, em Brasília, da Corrida e Caminhada MEC 95 Anos, evento que une esporte, saúde e celebração pelos 95 anos da pasta na construção de políticas públicas educacionais no Brasil. 

Participaram do ato também o presidente do PT, Edinho Silva, o ministro da Educação, Camilo Santana, da Saúde, Alexandre Padilha, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a primeira-dama Janja da Silva e outros integrantes do governo Lula.

Leia mais – “As manifestações deram um recado muito claro ao Congresso”, diz Dimas Gadelha

A prova reuniu cerca de 6 mil inscritos, entre servidores, terceirizados, estagiários, atletas amadores e a comunidade em geral, que disputaram em categorias como masculino, feminino e paratletas. Os inscritos foram distribuídos em percursos de 3 km, 5 km e 10 km. Do total de participantes, 51% são trabalhadores do MEC e 49% são do público externo. Quanto ao gênero, a corrida registrou uma ampla participação feminina no evento: 58% de mulheres inscritas e 42% de homens.

https://twitter.com/LulaOficial/status/1972266225058320765

Os kits da corrida, compostos por um número de peito, chip de cronometragem, pulseira de identificação, camiseta e medalha de participação (pós-prova) foram entregues entre a última quinta-feira e seguem até sábado (27). Para a retirada do kit, foi necessário que cada competidor doasse um caderno capa dura brochura (80 a 100 folhas) ou uma caixa de lápis de cor (12 cores). Alternativamente, o kit pôde ser retirado mediante a doação de um tênis esportivo usado em bom estado.

Leia mais – A pauta do povo avança: isenção do IR até R$ 5 mil será votada na Câmara

“Essa é a caminhada da soberania educacional do Brasil. Nós temos consciência que é através da educação, da creche à universidade, da alfabetização ao curso de engenharia, que a gente vai tornar o Brasil soberano, para nunca mais alguém dar palpite sobre o Brasil. Viva a educação brasileira, viva o MEC”, disse o presidente Lula.

 “Viva a educação. Conclua a educação, que faz muita diferença no Brasil”, afirmou Gleisi Hoffmann. O ministro Alexandre Padilha afirmou que “saúde também é educação”. 

Veja mais fotos:

28.09.2025 - Participação na Corrida e Caminhada MEC 95 anos

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast