No Maranhão, Lula cuidou do povo do litoral ao sertão

O último estado a receber a visita do ex-presidente Lula na sua caravana pelo Nordeste, o Maranhão está saudoso dos governos do PT

Ricardo Stuckert

Lula no sertão

O Maranhão está saudoso do ex-presidente Lula. E não é por menos. Quando Luiz Inácio Lula da Silva estava na Presidência da República, o estado recebeu investimentos e programas sociais que abarcavam toda a população maranhense, desde o litoral ao sertão.

“As ações de Lula no Maranhão vão do Bolsa Família ao Porto de Itaqui”, afirma o deputado federal Zé Carlos (PT-MA). Neste domingo (3), o ex-presidente chega ao estado, pela caravana Lula Pelo Brasil, para abraçar o povo maranhense e ver de perto todas essas transformações conquistadas nos governos do PT.

Vamos começar pelo Bolsa Família. No Maranhão, foram mais de 753 mil famílias contempladas pelo programa, o que representa mais da metade da população maranhense, aponta Zé Carlos.

Na área da habitação, o Maranhão, um dos estados com maior déficit habitacional do Brasil, recebeu mais de 47 mil unidades habitacionais e foi o estado que teve maior contratação de habitacionais em um só dia na história do País, mais de 25 mil unidades.

Residencial Amendoeira, em São Luís (MA), construído pelo programa Minha Casa Minha Vida

O deputado petista acrescenta que foi o governo do presidente Lula quem olhou para a área rural.

“Foi o primeiro governo que conseguiu construir um programa para a área rural. Nunca se fazia habitação para os mais pobres, que viviam no campo, nas florestas, o povo das águas. E Lula fez isso, com o programa Minha Casa Minha Vida Rural”.

E por falar na população rural, o programa Luz para Todos beneficiou, especialmente, aqueles que moram no campo, “aquele povo que mais precisa e que nunca foi olhado pelos demais governos”

De acordo com Zé Carlos, o governo Lula atendeu, na época, mais de 1,6 milhão de famílias maranhenses. Levando em conta que a população do Maranhão é de aproximadamente 6 milhões de habitantes, o programa foi realmente para todos.

Residencial Miguel Arraes, em Timon (MA), construído pelo programa Minha Casa Minha Vida

Na Educação, antes dos governos do PT, o Maranhão contava com apenas cinco unidades de ensino tecnológico. Ao final do governo Lula, esse número saltou para 21.

Chegamos ao Porto de Itaqui, de importância estratégica para o Brasil. Isso porque, pela característica oceanográfica da Ilha de São Luís, este porto tem um dos maiores calados do mundo, o que permite que navios de muito grande porte possam atracar.

“Ele é um porto de tamanha importância que há navios, por exemplo, que só fazem a rota Rotterdam Itaqui, porque não há outro porto que consiga suportar, ter calado suficiente, ter altura suficiente de água, para esses navios”, explica Zé Carlos.

Sabendo disso, o governo Lula, já no início, fez a ampliação de um novo píer e planejou a criação do Terminal de Grãos do Maranhão, o Tegram, que ficou pronto e foi entregue no governo da presidenta Dilma.

O Tegram foi fundamental para que o Porto de Itaqui tivesse a capacidade não apenas de importar, mas também de exportar grãos para todo o mundo.

Presidenta Dilma Rousseff ao lado do governador do Maranhão, Flávio Dino, na inauguração do Tegram, no Porto de Itaqui, no Maranhão

“Observe que a visão do presidente Lula vai desde a preocupação de retirar aqueles que estão morrendo de fome, até dar capacidade e fortalecimento econômico para o nosso estado. Vai do Bolsa Família ao Itaqui. Passa pela educação, pela saúde”, ressalta Zé Carlos.

“Daí você vê a dimensão do que foi a importância de Lula para o estado do Maranhão”, aponta o parlamentar.

Para se ter noção do tamanho do carinho do povo maranhense por Lula, no segundo turno das eleições presidenciais de 2006, que garantiu a reeleição de Lula, o petista teve 85% dos votos válidos no Maranhão.

Por tudo isso e muito mais, o deputado Zé Carlos garante que o povo do Maranhão está muito saudoso de Lula, principalmente após o golpe que derrubou a presidenta legítima Dilma Rousseff.

Lula e deputado federal Zé Carlos, do PT do Maranhão

 

“Porque depois desse golpe, depois que foi prometido para muitos desenganados que bateram panela achando que aquilo que escutavam pela televisão era verdade, que tirar Dilma ia proporcionar crescimento econômico, ia proporcionar maior oferta de empregos para o trabalhador, de comer melhor. E o que aconteceu depois de golpe? A recessão continua ainda mais forte, o desemprego continua aumentando e o povo continua sentindo falta daquele momento em que não faltavam arroz e feijão na mesa”.

E o fantasma da fome volta a rondar o povo maranhense, com a possibilidade do retorno do Brasil ao Mapa da Fome.

Sobre a visita de Lula ao estado pela caravana Lula Pelo Brasil, Zé Carlos garante que o Maranhão está contente e de braços abertos “para receber esse que, não tenho a menor dúvida, foi e é o maior líder e o maior presidente que esse País já teve”.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast