13 motivos para votar em João Paulo para prefeito do Recife

Saiba por que João Paulo, que já foi prefeito da cidade e terminou seus segundo governo com 88% de aprovação, é o melhor para a capital pernambucana

Foto: Divulgação

João Paulo (PT) foi o primeiro prefeito eleito e reeleito da história do Recife (PE). Hoje, o ex-prefeito concorre novamente à prefeitura da cidade, para resgatar o Modo Petista de governar.

Veja 13 motivos para votar em João Paulo para prefeito do Recife:

1 – Melhor prefeito do Recife

João Paulo foi o prefeito mais bem avaliado da história do Recife. Quando terminou a sua segunda gestão, o petista era aprovado por 88% da população.

2 – Triplicou os investimentos em Saúde

Os investimentos em Saúde, com João Paulo, saltaram de R$ 103, 7 milhões, em 2002, para R$ 370,5 milhões em 2005. Sua gestão ainda contratou 5.348 profissionais de saúde e ampliou de 27 para 255 equipes do Programa de Saúde da Família para atender à população. Com isso, a cobertura passou de 6,5% para 78% dos recifenses.

3 – Criou o SAMU

Foi João Paulo quem implantou o SAMU no Recife. A capital pernambucana foi a primeira cidade do Brasil a ter o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A experiência foi tão exitosa que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva levou para todo o País.

4 – Triplicou os investimentos em Educação

Com João Paulo, o Recife passou a contar com mais de cinco mil novos professores. Os investimentos na área de educação foram triplicados, saindo de R$ 137,2 milhões em 2002 para R$ 357,2 milhões em 2007.

Lula e João Paulo Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

Lula e João Paulo
Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

5 – Implantou o OP no Recife

Durante seu primeiro mandato como prefeito, João Paulo criou Orçamento Participativo (OP) do Recife. Nos oito anos de gestão, as plenárias do OP reuniram 554 mil pessoas. Com base na vontade popular, o governo municipal realizou 3,7 mil obras, no valor total de R$ 319 milhões.

6 – Cuidou dos morros

Antes de João Paulo ser eleito, o Recife tinha 10.500 pontos de risco nos morros. Em oito anos, João Paulo reduziu sete mil pontos de risco. Como consequência, durante toda a sua gestão, não houve mortes decorrentes de desabamentos.

7 – Melhorou a mobilidade

Com João Paulo, o trânsito no Recife melhorou. Isso porque ele fez a inversão do trânsito em Boa Viagem, retirou o transporte clandestino, fez todo o projeto e iniciou as obras da Via Mangue, fez a paralela da Av. Caxangá e construiu corredor exclusivo de ônibus na Caxangá.

8 – Criou o Carnaval Multicultural

O carnaval do Recife é conhecido no Brasil e no mundo. Mas foi com João Paulo que o resgate à cultura pernambucana foi prioridade e o carnaval passou a ser de fato democrático, participativo e descentralizado, com a criação do Carnaval Multicultural do Recife. Além disso, houve um aumento de 800% no apoio às agremiações. No total, R$ 12 milhões foram investidos entre 2001 e 2008.

9 – Valorizou os servidores públicos

Com João Paulo, o servidor público foi valorizado. Ao todo, foram 12.300 novos servidores concursados. O petista criou a mesa permanente de negociação e a Escola de Gestão Pública, que antes não existia na cidade.

10 – Políticas para as Mulheres

Foi João Paulo quem criou a Coordenadoria da Mulher na Prefeitura do Recife, que realizou a 1ª Conferência da Municipal da Mulher. Além disso, o OP tinha plenárias e fórum temáticos da mulher.

Foto: Társio Alves

11 – Novas habitações

Na área da habitação, João Paulo construiu mais de 4.500 unidades habitacionais na cidade e removeu mais de 1.800 palafitas, dando casa digna para a população que antes vivia em áreas de risco de alagamentos e sem saneamento.

12 – Direitos Humanos

Um prefeito de esquerda não poderia deixar de lado a luta pelos direitos humanos e o combate a qualquer tipo de descriminação. Por isso, João Paulo, quando prefeito, criou a Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, além da Diretoria de Igualdade Racial. Instituiu um dos primeiros programas de combate ao racismo institucional, realizou a 1ª Conferência Municipal de Livre Orientação Sexual e capacitou os guardas municipais no programa Brasil Sem Homofobia.

13 – Desenvolvimento Econômico

Para impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade, João Paulo criou o programa Banco do Povo, que liberou mais de R$ 32 milhões em créditos à população empreendedora do Recife.

Por Luana Spinillo, do Recife, para a Agência PT de Notícias