José Moreira Almeida: Desafios e compromissos do PT com o povo

É necessário apresentar um novo projeto de nação soberania nacional que envolva a continuidade do desenvolvimento econômico e social

Ubirajara Machado/MDS
Tribuna de Debates do PT

Com Lula e Dilma, programa Bolsa Família beneficiou milhões de brasileiros e virou referência no mundo

O PT – Partido dos Trabalhadores completa 37 Anos, com ideias revolucionárias e utilizando da implementação de politicas públicas criativas, participativas e inclusivas, estipulou o modo petista de governar e agora tem o desafio e o compromisso com o povo brasileiro e com ele mesmo o PT.

Antecipando os mandatos dos seus dirigentes e devido ao processo de massacre midiático e jurídico estará realizando a mais difícil etapa, as realizações do PED ( Programa Eleitoral Democrático), as suas eleições internas com organização de encontros nos em todo o Brasil para apresentação de propostas tendo em vista a reorganização e oxigenação do PT Partido dos Trabalhadores.

Com objetivo de contribuir com o processo, e após ouvir companheiros, companheiras, simpatizantes, amigos, pessoas de fora e dentro do partido, resolvemos expor os seus anseios, vontades, e procuramos ser sussinto nas nossas propostas, esperamos que possa contribuir com o fortalecimento de um partido que prioriza pela participação democrática e a elaboração criativa de política pública.

Para que possamos avançar, acreditamos na defesa dos nossos legados, dos serviços de relevância social prestados ao nosso povo nesse período, quer seja nos municípios, Estados e Governo Federal.

Na nossa análise, o 1° compromisso é com o povo brasileiro. Nesse sentido, é necessário apresentar um novo projeto de nação soberania nacional, o conceito e o valor da república, que envolva a continuidade do desenvolvimento econômico, social, a nossa capacidade educacional e tecnológico, traduzindo na melhoria, qualidade do emprego e melhoria de vida para os trabalhadores e trabalhadoras Brasileira.

O 2° compromisso é o PT com ele mesmo, esse é o desafio, para nós mais complicado, que envolve a capacidade de entendimento do primeiro e a responsabilidade de e Compromisso daqueles que vão ser os dirigentes! A condução do projeto da República é o fator preponderante para alcançarmos a soberania. Creio que para a condução desse projeto a afinação com a instituição Partido dos Trabalhadores terá que ser no âmbito nacional, estadual e municipal.

Segue abaixo o que queremos para o nosso Partido:

?__1. A luz dos núcleos de Bairros que já tivemos política voltadas, retornar com secretaria de nucleação e uma intensa política de nucleação; e filiação partidária.

2. Fortalecer os núcleos é fortalecer o conceito estratégico da política regional;

3. Construir um programa específico de formação e de capacitação política; não descarta a EAD.

4. Construir um programa de comunicação, que passe pelo relacionamento direto do partido com seus (as) filiados (as); com criação de material jovial, que conversa com a Juventude, Ex. O OPTar digital, com canal de YouTube, e a utilização do Link Direto no Facebook quando realização de atividades do Partido. As redes sociais “gratuita” tem que ser melhor aproveitadas. Obs: Não descartar o material impresso.

5. Adotar o orçamento participativo; nesse momento da atual situação financeira precisamos retomar a chamada “caixinha”, Rifas, Bingos, feijoadas e ou forma de contribuir, logicamente com transparência e confiança em questão financeira;

6. Através da secretaria de formação, adotar a cultura de análise de conjuntura bimestral direcionada ao diretório e aberta aos (ás) filiados (as) e simpatizantes;

7. Adotar o conceito do diretório municipal ampliado;

8. Fortalecer os núcleos setoriais;

9. Trabalhar na viabilidade de termos uma escola de governo.

10. Retomada das articulações Política e reuniões com os partidos progressistas (PCdoB, Psol, PDT, ….); Associações de Moradores, sindicatos e Movimentos populares!

Creio que essas sejam algumas das nossas propostas para contribuir na condução do Partido dos trabalhadores.

Aproveito a oportunidade para ratificar o nosso nome a Presidente do Partido.

Por José Moreira Almeida, Presidente do diretório municipal PT Carapicuíba/ SP. Zezinho Almeida é formado em Direito, Gestão pública pela universidade Metodista e Pós graduado em Política Pública pela FESPSP, para a Tribuna de Debates do 6º Congresso. Saiba como participar.

ATENÇÃO: ideias e opiniões emitidas nos artigos da Tribuna de Debates do PT são de exclusiva responsabilidade dos autores, não representando oficialmente a visão do Partido dos Trabalhadores