Partido do Jean Luc Melenchon faz nota de solidariedade a Lula
France Insoumise e o Parti de Gauche denunciam a parcialidade da Justiça e reivindicam a liberdade de Lula participar das eleições presidenciais
Publicado em
Partido do Jean Luc Melenchon emitiu uma nota de solidariedade ao Lula e convidou os franceses a se manifestarem neste domingo com os petistas e simpatizantes em Paris.
“No Brasil, o France Insoumise (França Insubmissa) e o Parti de Gauche (Partido da Esquerda) denunciam a parcialidade da Justiça e reivindicam a liberdade de Lula para participar diretamente das eleições presidenciais em nome dos princípios fundamentais da democracia”, diz a nota.
A nota também convidava os franceses a participar do ato que foi realizado neste domingo (21), no Trocadéro, em Paris. “Nós consideramos que é um jogo de cartas marcadas, que esse julgamento já está anunciado. Desde o início, o processo da Lava Jato foi feito de maneira tendenciosa. Então esse processo de mãos dadas entre o judiciário e uma parte da grande imprensa nacional mobilizou todo um processo e hoje em dia está se querendo condenar alguém sem nenhuma prova,” disse Carla Sanfelici, organizadora do evento, em entrevista a RFI.
“O objetivo não é lutar contra a corrupção porque tem um monte de gente da direita que tem comprovadamente provas e nada acontece. O objetivo é tirar o Lula da reta pra que não exista mais um projeto de sociedade que foi proposto durante o governo do PT,” completou.
O texto francês ainda convida as pessoas a assinarem o Manifesto Eleição sem Lula é Fraude, que já recebeu a adesão de quase 200 mil pessoas, incluindo Oliver Stone, Christina Kirchner, ex-presidente da Argentina; “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai; Ernesto Samper, ex-presidente da Colômbia; Rafael Correa, ex-presidente do Equador; Noam Chomsky, entre muitos outros.
Leia a nota na íntegra em francês:
“Au Brésil, la France Insoumise et le Parti de Gauche dénoncent la partialité de la Justice et revendiquent la liberté pour Lula de participer de plein droit à l’élection présidentielle au nom des principes fondamentaux de la démocratie.
Venez nombreux ce Dimanche 21 janvier de 16h à 19h au Trocadéro pour participer au FLASH MOB en soutien à Lula.
Une élection sans Lula serait fraudeleuse!
Signez la pétition mondiale : « Une élection sans Lula serait frauduleuse ».
Elle a déjà été signée par plus de 192 000 personnes, dont d’Oliver Stone, Christina Kirchner, ancienne présidente d’Argentine, « Pepe » Mujica, ex-président de d’Urugay, Ernesto Samper, ex-président de Colombie, Rafael Correa, ex-président de l’équateur ou encore Noam Chomsky.
Da redação da Agência PT de notícias, com informações da RFI