Pastor é expulso de igreja por não declarar apoio a Bolsonaro

Represália aconteceu porque Danilinho Bernassi, da Renascer, recusou-se a compartilhar imagens do candidato. Propaganda em igrejas é proibida por lei

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ódio alimentado pelo candidato da extrema-direita Jair Bolsonaro tem causado efeitos lamentáveis em parte da sociedade. Incentivados por declarações de intolerância e apoio a práticas violentas, seus apoiadores atendem ao que propaga o deputado e agem sem medo de represálias.

Nesta sexta-feira (5), o episódio que aumentou a lista de intolerância vindo da ala dos radicais foi a expulsão do a expulsão de um pastor da Igreja Renascer em Cristo que se recusou a pregar em favor do candidato.

Em áudios revelados pela Vice, o pastor Danilinho Bernassi discute com o bispo Phillip Guimarães que o tentava enquadrar por compartilhar imagens em sua conta do Instagram a respeito de outros candidatos.

“Eu sou a favor de Cristo, não a favor de política”, reclama o pastor, que pregava em São Bernardo do Campo (SP). “O jeito que você quer é você andando do lado de lá, não do lado de cá”, ameaça o bispo. “Eu tenho a minha opinião e você tem a sua, eu não vou votar em Bolsonaro, vai com Jesus de Nazaré no seu voto”, completou Danilinho, enquanto Phillip diz que “isso eu não vou aceitar”.

Após meia hora de discussão, o bispo expulsa o pastor. “Você vai manter seu comportamento arredio e defensivo?” diz o bispo. “Está decidido, você está desligado da Igreja Renascer”. Inconformado, Bernassi retrucou, “eu vou com o povo então”.

Proibido por Lei

De acordo com a Lei Eleitoral 9504/97, a propaganda eleitoral no interior das igrejas é expressamente proibida, pois os templos constituem bens de uso comum, sendo neles vedada a veiculação de propaganda de qualquer natureza. As multas, no caso de descumprimento, vão de R$ 2.000 a R$ 8.000. Além disso, o Tribunal Superior Eleitoral classifica propaganda eleitoral vinda de igrejas como “abuso do poder econômico”.

Da Redação da Agência PT com informações da Vice

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast