Bancada feminina divulga calendário especial mês das mulheres

Mulheres da Câmara e do Senado definiram diversos eventos em homenagem ao 8 de março, Dia Internacional de Luta da Mulher

Edilson Rodrigues/Agência Senado

Congresso Nacional

A Bancada feminina da Câmara dos Deputados e do Senado Federal lançou um calendário especial das mulheres para este mês. A iniciativa se deu por conta do 8 de março: Dia Internacional de Luta da Mulher.

Segundo o calendário, na segunda-feira (18) ocorrerá uma sessão solene em homenagem a memória de Marielle Franco (PSOL). A vereadora foi brutalmente assassinada em março de 2018, e sua morte completa um ano na próxima quinta (14), mas o caso ainda não foi totalmente esclarecido.

A entrega do prêmio “Medalha Mietta Santiago” também é um dos eventos do calendário especial. A condecoração foi criada em 2017 para homenagear iniciativas relacionadas aos direitos das mulheres e é entregue anualmente em março.

Nesse ano de 2019, a entrega do prêmio ocorrerá na terça-feira (19) e conta com cinco categorias: duas de platina, uma de ouro, uma de prata e uma de bronze. Das cinco mulheres indicadas, três foram propostas por parlamentares do PT.

Na categoria platina, a vencedora foi a Dra. Gabriela Barreto Lemos, indicada pela deputada federal Margarida Salomão, que é a cientista brasileira conhecida por ter revolucionado a física através do uso de fotografia quântica.

Na categoria ouro, a vereadora Marielle Franco foi a vencedora do prêmio. Ela foi indicada pela deputada federal Ana Perugini.

Já na categoria prata, a vencedora foi a professora Gina Vieira Ponte, indicada pela deputada federal Erika Kokay. Gina é autora do projeto “Mulheres Inspiradoras”, que se tornou política pública em escolas do Distrito Federal.

A história de Mietta Santiago

Mietta Santiago é o pseudônimo de Maria Ernestina Carneiro Santiago de Souza. Escritora e advogada, nasceu em Varginha (MG) e questionou, por meio de um mandado de segurança em 1928, a constitucionalidade da proibição do voto feminino no Brasil, justificando que isso era uma violação a então vigente Constituição.

Confira aqui o calendário completo

Da Redação da Secretaria Nacional de Mulheres do PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast