Maior bancada de mulheres toma posse nesta sexta-feira na Câmara

Dos 513 deputados federais eleitos, 77 são mulheres, 15% do total da Câmara dos Deputados. Dez deputadas petistas tomam posse na Câmara Federal

Nesta sexta-feira (1), a maior bancada feminina desde a redemocratização toma posse na Câmara dos Deputados, composta por 77 mulheres é o equivalente a 15% das cadeiras. O PT foi o partido que mais elegeu mulheres e passa a contar com dez deputadas na Câmara dos Deputados.

Benedita da Silva (RJ), Gleisi Hoffmann (PR), Professora Rosa Neide (MT), Maria do Rosário (RS), Marília Arraes (PE), Natália Bonavides (RN), Margarida Salomão (MG), Luizianne Lins (CE), Rejane Dias e Erika Kokay (DF), são as deputadas federais eleitas pelo Partido dos Trabalhadores que se comprometem como pauta geral defender Lula Livre e lutar para barrar os retrocessos impostos pelo novo governo.

Apesar do número de mulheres eleitas para a Câmara ter sido maior que o de 2014, quando 51 chegaram ao Legislativo Federal, o resultado ainda está abaixo da média na América Latina, onde o percentual das parlamentares nas Câmaras dos Deputados ou Câmaras Únicas é de 28,8%.

Os partidos deveriam lançar no mínimo 30% de candidatas mulheres nas eleições proporcionais – para a Câmara e as assembleias legislativas. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que 30% dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), formado por dinheiro público, deveria ir para a propaganda das candidatas, bem como 30% do tempo no horário eleitoral gratuito.

Até o ano de 2018, o Brasil ocupava a 154ª posição no ranking de participação de mulheres no Parlamento realizado pela ONU Mulheres em parceria com a União Interparlamentar (UIP) em 2017. O estudo analisou 174 países.

Da Redação da Secretaria Nacional de Mulheres do PT com informações do PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast