Conheça a professora Rosa Neide, deputada eleita por Mato Grosso

Candidata pela primeira vez, ela tem ampla experiência em gestão pública de Educação e promete lutar contra a onda de retrocessos no tema

Divulgação

Professora Rosa Neide Santes, deputada federal eleita pelo Mato Grosso

É do PT a única mulher eleita deputada federal pelo Mato Grosso. Candidata ao cargo pela primeira vez, a professora Rosa Neide Sandes tem uma longa história de luta pela educação e contra as desigualdades.

Rosa é professora desde os 17 anos,  sempre se dedicou com olhar atencioso aos alunos mais humildes. De tanto ouvir na escola que tinha “cara de PT”, decidiu se filiar ao partido em 1986. E nunca mais abandonou a militância. 

A experiência como professora na educação básica e superior, ela foi secretária municipal de Educação em Diamantino, secretária estadual da Educação do Mato Grosso. Também presidiu o Conselho Nacional de Secretários de Educação e deu consultoria ao MEC.

Embora esteja na política há bastante tempo, Rosa Neide diz que a vontade de concorrer nas urnas é recente. ”Sempre gostei mais da militância”, conta. Mudou de ideia depois que o PT-MT viu nela um nome forte para manter a representação estadual na Câmara.

Como deputada, vai se dedicar a impedir retrocessos na educação. “Quando avançamos nessa causa, todas as outras avançam junto”, diz.

Uma das prioridades é tirar do papel o Plano Nacional da Educação, engavetado desde a posse de Michel Temer. Para a deputada, é essencial lutar pelo aumento progressivo da fatia do PIB destinada à educação com os royalties do petróleo – recentemente, o Senado aprovou um corte de 50% no total destinado à pasta com o Pré-Sal.

Rosa Neide também promete trabalhar em defesa da juventude e das mulheres, na luta por mais mais espaço na política. Das 512 cadeiras do Congresso, pouco mais de 70 serão ocupadas por elas. A participação cresceu, mas ainda está longe de representar nossa sociedade (as mulheres são 51% da população).

Da Redação Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast