Bancada de mulheres define prioridades para a legislatura

Combate ao feminicídio, acesso à educação, saúde e equiparação salarial foram os principais assuntos debatidos em reunião realizada nesta quarta (6)

Raoni Barbosa

Primeira reunião de mulheres da Câmara

Nesta quarta-feira (6) foi realizada a primeira reunião das deputadas federais eleitas para o mandato de 2019 até 2023, organizada pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados. O objetivo foi discutir as prioridades para a nova legislatura.

O combate ao feminicídio foi um dos principais assuntos tratados, devido aos dados aterrorizantes do crime nesse início de 2019 e o fato do Brasil ser o quinto país do mundo que mais mata mulheres. Outros temas como saúde, maternidade, profissionalização, equiparação salarial e participação na política também foram discutidos.

“Saio da reunião bastante feliz pela iniciativa das mulheres da Câmara de se reunir, se conhecer para que de alguma forma possamos nos fortalecer em uma legislatura que promete ser bastante difícil dada a tamanha diversidade de ideias, projetos que os parlamentares tem para o país.”, afirmou a deputada federal, Rejane Dias.

“Coloquei meu nome a disposição para o diálogo, sempre prezando pelo respeito entre todas. Acredito que a Mulher na política é uma realidade e com certeza vamos contribuir muito para o desenvolvimento do Brasil”, acrescentou.

Com 77 mulheres, essa é a maior bancada feminina desde a redemocratização. Isso significa um aumento de 15% em relação a legislatura de 2014. No encontro, as parlamentares falaram sobre esse crescimento e destacaram que, apesar disso, a disparidade entre homens e mulheres em cargos políticos ainda é muito alta e por isso deve ser um dos principais temas trabalhados pela bancada.

Para o Dia Internacional da Mulher – 8 de março – a bancada está preparando um grande evento construído em parceria com a ONU Mulheres.

Da Redação da Secretaria Nacional de Mulheres do PT com informações do Agência Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast