Frente Parlamentar de Apoio aos Objetivos da ONU é lançada em SC

A iniciativa do deputado Fabiano da Luz (PT-SC) deve estabelecer relações de cooperação para alcançar os 17 ODS da ONU como erradicar a pobreza, a fome e assegurar educação inclusiva

PT Nacional

Em Santa Catarina, deputado Fabiano da Luz lança Frente Parlamentar de Apoio aos Objetivos da ONU

Uma frente parlamentar para apoiar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) será lançada nesta terça-feira, 1º, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A Frente é coordenada pelo deputado Fabiano da Luz (PT/SC). O evento virtual será transmitido ao vivo pelo Youtube da Alesc, às 18h (veja o link abaixo).

A criação da frente parlamentar atende ao pedido da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

O deputado Fabiano esclarece que a iniciativa tem a finalidade de estabelecer relações de cooperação para alcançar os 17 ODS da ONU como erradicar a pobreza, a fome e assegurar educação inclusiva, que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030.

“É extremamente importante priorizar essas questões humanitárias em um momento em que famílias estão em situação de vulnerabilidade, passando por uma situação mais drástica e urgente na pandemia”, afirmou o coordenador da frente parlamentar.

Para o secretário Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT, Nilto Tatto, os ODS são ferramentas fundamentais pra uma gestão pública que caminhe pra superar a desigualdade econômica, de gênero, etnia, e que pode promover equilíbrio socioambiental.

“É um pacto mundial do qual o Brasil foi protagonista para a construção. Por isso, a Frente organizada em Santa Catarina é estrutural no sentido de fortalecer a Transição Ecológica e também alinhar as políticas com o que há de mais avançado entre os países democráticos”, ressalta Nilto Tatto.

Políticas públicas

Para o coordenador Adjunto de Mobilização do Movimento ODS de Santa Catarina, Fernando Barbosa dos Santos, “a frente parlamentar é de extrema importância para a sociedade no debate sobre políticas públicas, conhecimento e no auxílio para nortear o legislativo, sobretudo quando se tem como base os ODS, uma agenda universal que tem como principal missão a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e equilibrada”.

Com a instituição da frente parlamentar, segundo a coordenadora de Projetos Especiais na Facisc e no ODS Think Tank no Movimento ODS no estado, Adelita Adiers, a expectativa é que “a Agenda 2030 e os ODS alcancem temas relevantes para os catarinenses, oportunizando ações concretas a partir de políticas públicas coordenadas”.

A programação terá palestras dos especialistas Paulo Medeiro, secretário Executivo de Justiça e Cidadania do DF, e do deputado federal Nilto Tatto, coordenador da Frente Parlamentar Mista de Apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU no Congresso Nacional.

Integram a frente parlamentar, além do coordenador Fabiano da Luz, as deputadas Ada de Luca e Luciane Carminatti, e os deputados Coronel Mocellin, Fernando Krelling, Ismael dos Santos, Marcius Machado, Marcos Vieira, Mauricio Eskudlark, Nazareno Martins, Neodi Saretta, Ricardo Alba, Rodrigo Minotto e Valdir Cobalchini.

Serviço

Lançamento da Frente Parlamentar para apoiar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Quando: terça-feira, 1º de junho

Horário: 18h

Onde: https://www.youtube.com/user/assembleiasc

Da Redação, com informações da assessoria do deputado Fabiano da Luz (PT/SC)

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast