Riocentro: Justiça acata denúncia contra envolvidos

Depois de 33 anos, a Justiça acolheu denúncia contra envolvidos na apuração do atentado no Riocentro, em 30 de abril de 1981, onde morreu um sargento e deixou um oficial…

riocentroDepois de 33 anos, a Justiça acolheu denúncia contra envolvidos na apuração do atentado no Riocentro, em 30 de abril de 1981, onde morreu um sargento e deixou um oficial ferido. A decisão foi da juíza da 6ª Vara Federal do Rio de Janeiro, Ana Paula Vieira de Carvalho, que tornou réus no processo cinco militares e um delegado que apuraram o caso à época.

O sargento Guilherme Pereira do Rosário  e o então capitão Wilson Machado, que trabalhavam em órgãos de informações do Exército, carregavam uma bomba que seria detonada durante um show comemorativo ao 1° de maio, que estava sendo realizado no local. O artefato explodiu ainda no carro, antes de ser instalada, matando o sargento e ferindo o oficial.

Segundo o jornal O Globo, a juíza aceitou a denúncia contra o hoje coronel da reserva Wilson Luiz Chaves Machado, o ex-delegado Cláudio Antonio Guerra, os generais reformados Nilton Cerqueira, Newton Cruz e Edson Sá Rocha e o major Divany Carvalho Barros. Eles responderão a crimes de homicídio doloso, associação em organização criminosa, entre outros.

Pelo entendimento da magistrada, apesar de ter acontecido há 33 anos, o crime não prescreveu, por configurar crimes contra a humanidade e tinha o conhecimento das autoridades.

“Passados 50 anos de golpe militar de 1964, já não se ignora mais a prática de tortura e homicídios contra dissidentes naquele período fazia parte de uma política de Estado, conhecida, desejada e coordenada pela mais alta cúpula governamental”, observou a juíza.

Da Redação da Agência PT de Notícias