Copa vira oportunidade de negócios para pequenos agricultores

Ministério do Desenvolvimento Social montou quiosoques nas cidades-sede do mundial para ajudar pequenos produtores a expor seus produtos

Foto: Sheyla Leal/ AgPT

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Segundo a produtora Claudete Payão, fabricante de pimentas e geleias, as vendas cresceram

A ministra de Desenvolvimento Social, Tereza Campello, inaugurou, nesta sexta-feira (20), um quiosque no Museu da República, em Brasília, para divulgar os produtos da agricultura familiar aos turistas.  A medida busca facilitar a inserção de produtos artesanais e típicos, como geléias e chachaças, em novos mercados. Pontos semelhantes foram instalados em outras nove cidades-sede da Copa do Mundo.

Os quiosques foram colocados em pontos com alta circulação de turistas, com o objetivo de valorizar e divulgar os produtos. “As pessoas costumam pensar que produtos como estes são rústicos, pouco elaborados. O que vemos aqui são coisas de qualidade, bonitas, de primeiríssima linha. É um orgulho para o Brasil mostrar esses produtos para o mundo”, disse a ministra.

Os quiosques não são uma vantagem só pela localização, mas também pela estrutura disponível. “A gente aqui tem até tradutores, que nos ajudam a negociar com os clientes de outros países. As vendas só tem crescido”, elogiou Claudete Payão, 63, produtora pimentas e geléias de frutos do cerrado em Sobradinho-DF, distante cerca de 30 quilômetros do centro de Brasília.

A escrivã maranhense Iranilde Sousa, 50, foi uma das que saiu de sacola cheia. Ela levou biscoitos de castanha, café artesanal e sementes de baru.

“Está tudo uma delícia. Essa é uma ótima iniciativa, nós turistas acabamos experimentando várias coisas novas”, contou.

A ministra Tereza Campello também não resistiu e comprou de todos produtores. “Não ia deixar de levar alimentos que são saudáveis, nutritivos, ricos e, acima de tudo, brasileiros”, concluiu.

Além da capital federal, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo também ganharam quiosques. Os pontos de divulgação ficarão por uma semana em cada cidade.

O de Brasília estará montado até 27 deste mês. Em todo Brasil, a campanha promove 60 empreendimentos da agricultura familiar e envolve cerca de 25 mil famílias selecionadas por meio de um edital pelo Ministério de Desenvolvimento Social.

 

Por Bruno Bucis, da Agência PT de Notícias

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