Secretária de Organização do PT detalha estratégias para eleições de 2024

Ao Jornal PT Brasil, Sônia Braga compartilhou as principais ideias da mobilização do PT para ampliar a aliança do partido e ajudar a construir um país próspero

Reprodução

Secretária Nacional de Organização do PT, Sônia Braga, conta sobre agenda de estratégias para eleições de 2024. Foto: Reprodução

O Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (PT) iniciou a jornada de reuniões nos municípios brasileiros para definir estratégias para as eleições municipais de 2024. Nesta quinta-feira, 1º, a secretária Nacional de Organização do PT, Sônia Braga, compartilhou com o Jornal PT Brasil a agenda no país e as principais ideias de mobilização partidária.

Desde janeiro, a secretária e a presidenta do PT Nacional, Gleisi Hoffmann, visitam Estados presencialmente para debater o processo eleitoral e formar multiplicadores. O planejamento do partido inclui ainda o lançamento de cursos específicos para dirigentes do PT e a instalação de um coletivo nacional de formação do PT.

“A ideia dessas agendas é nos reunirmos com a Executiva do partido, com os parlamentares, movimentos sociais, militância e também com as mulheres da Federação Brasil da Esperança”.

Sônia Braga contou que já houve encontros nos Estados do Rio Grande do Sul, Amazonas, Pará e Santa Catarina e que o clima é de alegria por causa do governo Lula. Disse ainda que é preciso ampliar a aliança do PT e ajudar a construir um Congresso Nacional mais democrático e menos conservador.

“Nos livramos do pior, do fascismo, da política de destruição de Bolsonaro. Agora, a militância está contente e consciente das dificuldades a serem enfrentadas. Sabem que é preciso se organizar mais e debater o cotidiano. Voltou a esperança, aquele amor, e é possível construir um novo Brasil com o presidente Lula”, enfatizou.

Pedex

Para o 2º semestre de 2023, o PT fará o Processo extraordinário de Eleições Diretas (PEDEX) para fortalecer as direções municipais, ampliar a organização, a capilaridade e buscar mecanismos para permitir maior organicidade aos filiados e filiadas do partido.

Onde o partido não tem diretório, serão realizadas plenárias e eleições para eleger novos diretórios municipais. A intenção do PT é promover plenárias em todos os municípios do país para discutir as eleições de 2024. “Temos de discutir o governo Lula em cada município, o que foi feito e o que falta fazer. E dizer isso ao presidente”.

Acesse as informações sobre o Pedex 2023 aqui.

Leia mais: DN do PT convoca PEDEX e divulga realização de plenárias municipais

A secretária de Organização do PT ressaltou ainda que é necessário organizar os territórios de base e como os filiados, no seu dia a dia, participam ativamente da vida partidária. Ela pontua que essa organização será realidade junto com a sociedade.

“A política é um lugar de decisão e que transforma a vida das pessoas. Precisamos debater, compartilhar. Temos os Comitês de Lutas para reavivar a política e para nos ajudar na luta cotidiana e na inserção do movimento, na vida do partido e nas eleições”.

Mulheres na política

Outra estratégia para as eleições municipais de 2024 é estimular a participação de mulheres no processo eleitoral, e para isso, a Secretaria Nacional de Mulheres do PT vai oferecer cursos de formação para candidatas, que vão aprender como sobre organização de campanhas, finanças e de comunicação.

Ouça a íntegra da entrevista com Sônia Braga:

Nova Primavera

A Jornada de Formação do programa Nova Primavera também foi citada por Sônia Braga, que ressaltou a sua importância para a militância. O Nova Primavera é essencial para alimentar a organização e a mobilização do partido, para dar sentido à luta do PT transformar o Brasil.

A 3ª edição da Jornada de Formação Política Nova Primavera 2023 deverá ser o maior evento de formação política da história do PT e será conduzido pela Secretaria Nacional de Formação Política, a Escola Nacional de Formação e a Fundação Perseu Abramo.

As inscrições para a Jornada já estão abertas. O objetivo da Jornada em 2023 é “transformar a força eleitoral do presidente Lula e do PT em uma força popular organizada, fortalecendo e construindo os Núcleos e Comitês Populares de Luta por todo Brasil”, ressaltou Gleisi Hoffman no lançamento da 3ª edição da Jornada de Formação Política Nova Primavera 2023 na noite desta segunda-feira (29), em Brasília.