PT lança 3ª edição da Jornada de Formação Nova Primavera 2023

Maior evento de formação da história do partido, além de cursos virtuais, este ano terá oficinas territoriais e regionais para aglutinar maior número de participantes

Leo Oliveira

"A formação propiciada pelo Nova Primavera é uma das coisas mais importantes do PT!, destaca a presidenta Gleisi

“A Jornada de Formação do programa Nova Primavera é essencial porque alimenta a organização e a mobilização, dá sentido à nossa luta e prepara o nosso exército para mudar e transformar o Brasil”, afirmou a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, durante a live de lançamento da 3ª edição da Jornada de Formação Política Nova Primavera 2023 na noite desta segunda-feira (29), em Brasília.

A 3ª edição da Jornada de Formação Política Nova Primavera 2023 deverá ser o maior evento de formação política da história do partido e será conduzido pela Secretaria Nacional de Formação Política, a Escola Nacional de Formação e a Fundação Perseu Abramo. A live de lançamento foi ancorada pela vice-presidente da Fundação Perseu Abramo, Vívian Farias.

As inscrições para a Jornada já estão abertas. O objetivo da Jornada em 2023 é “transformar a força eleitoral do presidente Lula e do PT em uma força popular organizada, fortalecendo e construindo os Núcleos e Comitês Populares de Luta por todo Brasil”.

Em sua fala, Gleisi destacou a importância da sólida formação política dos/as dirigentes do PT no enfrentamento dos muitos desafios nos 43 anos de existência do partido, principalmente nos últimos anos, com o golpe contra a presidenta Dilma e a prisão injusta do presidente Lula. Ela enalteceu a resiliência de Lula juntamente com a forte mobilização dos comitês populares durante o processo da sua libertação e inocência, assim como na vitória em 2022. “Valeu a pena! Ver Lula subindo a rampa do Palácio do Planalto acompanhado por representantes do povo brasileiro”, enfatizou ela.

“A formação propiciada pelo Nova Primavera é uma das coisas mais importantes do PT, pois assim conseguiremos dar sustentação ao nosso governo, através da criação dos núcleos organizados e dos comitês  populares”, enfatizou Gleisi durante o lançamento.

Assista a íntegra do vídeo do lançamento

Na internet e nos territórios

A secretária nacional de Formação, Maria do Rosário, reafirmou a importância da formação política para o conjunto do Partido dos Trabalhadores e anunciou algumas inovações neste terceiro ano da Jornada e novos cursos que vêm sendo elaborados com o apoio da Fundação Perseu Abramo e da Escola Nacional de Formação Política do PT.

“Teremos algumas mudanças com relação ao ano anterior, quando a Jornada foi realizada através da telinha do computador. Este ano teremos pela internet e também nos territórios, através das oficinas territoriais e regionais e assim vamos garantir a organização nos locais de atuação da miitância. Queremos e ousamos ser do tamanho do Brasil”, anunciou Rosário.

De acordo com a secretária nacional de Formação, o partido está organizado em quase todo o país e assim “quem é petista, nunca se sente sozinho”. “Quando você se inscreve na jornada vai se encontrar com pessoas de todo o Brasil. O que nos move é trabalhar de forma integrada com os temas do dia a dia da população”, completou ela.

Maria do Rosário também anunciou que a Fundação Perseu Abramo está elaborando cursos de formação para dirigentes petistas e também formação ainda este ano para as candidaturas a prefeito e vereador, juntamente com a Secretaria Nacional de Assuntos Institucionais (SNAI).

Durante a live de lançamento da 3ª Jornada de Formação foram exibidos vários depoimentos de militantes, educadores populares e dirigentes nacionais do PT que reforçaram a importância fundamental da formação para a organização partidária e a mobilização diária da militância petista para garantir a sustentação das políticas do terceiro Governo Lula.

O evento de lançamento da Jornada contou ainda com a presença de Paulo Okamoto, presidente da Fundação Perseu Abramo; Oswaldir Freitas e Taís Maciel, além de secretários estaduais de Formação de todos os estados, dirigentes estaduais,  assessores e militantes do PT. Na roda cultural se apresentaram o cantor e compositor Lucas Baraúna e Fabiano Trompetista.  O evento virtual e presencial foi realizado no auditório “Marco Aurélio Garcia” da sede nacional do partido localizada no Plano Piloto, em Brasília.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast