Salário mantém alta além da inflação, diz IBGE

Salário médio do trabalhador subiu 2,5% acima da inflação. Remuneração dos servidores públicos cresceu 7%

Com um rendimento médio de R$ 2.055,55, o salário do trabalhador brasileiro no mês de agosto apresenta um aumento real (acima da inflação) de 2,5%, se comparado aos R$ 2.005,72 do mesmo mês de 2013. Em relação a julho deste ano (salário médio de R$ 2.022,04), o aumento é de 1,7%.

Mas são os funcionários públicos que registram a maior alta salarial em um ano, de 7,1%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (25) pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), se baseiam na Pesquisa Mensal de Emprego (PME) e já incluem o desconto da inflação no período.

Desde 2002, ano que deu início à série histórica do IBGE, o aumento do salário médio chega a 15,1%. No mês de agosto daquele ano, o valor era de R$ 1.785,20. Os dados referem-se às regiões metropolitanas de Recife (PE), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS).

Belo Horizonte foi onde o salário mais subiu entre 2002 e 2014 – 31,5%, seguido por Porto Alegre (24,6%), Rio de Janeiro (22,2%), Salvador (17,1%), Recife (12,9%) e São Paulo (9%).

Da Redação da Agência PT de Notícias