Lista do HSBC tem grandes doadores de campanha

Grupo de grandes financiadores da campanha eleitoral de 2014 doaram R$ 5,8 milhões para 12 partidos

A lista de empresários identificados na lista de correntista do banco HSBC na Suíça traz 16 grandes doadores da campanha eleitoral de 2014. Segundo reportagem do “Portal UOL” em parceira com o jornal “O Globo”, foram doados um total de R$ 5,8 milhões para 12 partidos.

Os ilustres doadores estão entre as 976 pessoas físicas que contribuíram com R$ 50 mil ou mais na eleição passada. Os dados fazem parte do caso investigado por autoridades no Brasil e no exterior, conhecido como “SwissLeaks”. Há registro de 8.667 clientes relacionados ao Brasil presentes nos arquivos do HSBC da Suíça nos anos de 2006 e 2007.

Estão na lista: Alceu Elias Feldmann (Grupo Fertipar); Armínio Fraga Neto (Gávea Investimentos); Benjamin Steinbruch (CSN); Carlos Roberto Massa (o apresentador Ratinho, do SBT); Cesar Ades (presidente do Banco Rendimento); Cláudio Szajman (VR, Vale Refeição); Edmundo Rossi Cuppoloni (ex-sócio da Rossi Residencial); Fábio Roberto Chimenti Auriemo (empreiteira JHSF); Francisco Humberto Bezerra (ex-sócio do BicBanco); Gabriel Gananian (Steco Construtora); Hilda Diruhy Burmaian (Banco Sofisa); Jacks Rabinovich (CSN); José Antonio de Magalhães Lins (sócio da Axelpar); Miguel Ricardo Gatti Calmon Nogueira da Gama (advogado); Paulo Roberto Cesso (Colégio Torricelli) e Roberto Balls Sallouti (BTG Pactual).

Os financiadores de campanhas eleitorais com contas na Suíça doaram o total de R$ 2,9 milhões para o então candidato Aécio Neves e outros candidatos do PSDB. Os candidatos do PT receberam R$ 1,5 milhão em doações. Os partidos PSDC, PV, PMDB, PSC, DEM, PROS, PTB, PSB, PRB e PP também foram beneficiados.

Outra frente de investigação é comandada pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ). Há indícios de que alguns clientes tenham usados as contas no banco suíço para praticar sonegação e evasão fiscal.

Da Redação da Agência PT de Notícias