A inovação vai construir pontes para outro estágio de desenvolvimento, afirma Dilma

Em inauguração do Complexo de Laboratórios de Tecnologia, em Piracicaba, presidenta defende importância da indústria sucroenergética para o crescimento sustentável

Presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia de inauguração do Laboratório de Biotecnologia Agrícola do Centro de Tecnologia Canavieira-CTC. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff declarou, nesta quarta-feira (14), que este é o momento para a união em busca de mudanças que vão “construir as pontes que nos levarão a outro estágio de desenvolvimento”. Ela fez o discurso ao falar sobre o aprimoramento da tecnologia de produção de etanol durante a inauguração do Complexo de Laboratórios de Tecnologia, construído pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) em Piracicaba, São Paulo.

“Vamos fazer essa travessia para um novo ciclo de crescimento mais sustentável, com controle da inflação, mas também com formação de um grande mercado interno através da inclusão social”, defendeu.

De acordo com a presidenta, a desvalorização cambial que o Brasil vive “vai implicar numa alteração nas condições de substituição das importações”. Dilma afirmou que o laboratório faz parte da construção do futuro do país, ao contribuir para a competitividade do setor.

“Acredito que a história de sucesso do CTC vai continuar contribuindo para que superemos as dificuldades que o Brasil enfrenta”, disse.

Em seu discurso, a presidenta ressaltou a importância do desenvolvimento da tecnologia sucroenergética para que o Brasil cumpra as metas para redução da emissão de gases do efeito estufa, anunciadas no fim de setembro, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

Entre as proposições brasileiras, consideradas ambiciosas e factíveis pela presidenta, está a de elevar de 30 milhões para 50 milhões de toneladas a participação do etanol na matriz de combustível brasileiro.

“Tenho certeza que iremos deixar claro em dezembro, em Paris (durante a Cop-21) que a energia verde e amarela é, sem sombra de dúvidas, o que o mundo pode esperar de nós como contribuição nessa área (de desenvolvimento de novas fontes de energia limpa)”, assegurou.

“Fortalecemos a capacidade de nosso País de assegurar o aumento da produtividade, sustentabilidade e a dinâmica da nossa indústria sucroenergética, para que seja de crescimento contínuo”, detalhou.

A presidenta disse que o a parceria entre governo, empresários e pesquisadores responde pelo fato de “sermos grandes produtos de energia com base na cana e por isso lideramos em pesquisas e inovações. Tornamos a produção de etanol uma vitória em nosso País”, acrescentou, ao chamar o etanol de “nossa energia verde e amarela”.

Por Cristina Sena, da Agência PT de Notícias