Lula e Dilma nunca interferiram nas ações da PF, afirma Janine

Segundo o ex-ministro da educação, nem o ex-presidente Lula nem a presidenta Dilma bloquearam a Polícia Federal; Para ele, os presidentes petistas municiaram a PF no combate à corrupção

Ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, anuncia balanço do primeiro semestre de 2015 do FIES (Wilson Dias/Agência Brasil)

Com o PT, ações da Polícia Federal de combate à corrupção não foram bloqueadas. Esta é a observação do ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, em entrevista ao jornal “Valor Econômico”, publicada nesta terça-feira (29).

“O Executivo, se quisesse, bloqueava a ação da PF. Não bloqueou nem com Lula nem com Dilma. Eles municiaram a PF e hoje se tem maior percepção sobre a corrupção e menor tolerância”, afirmou Janine.

Porém, para o ex-ministro e professor da USP, um dos principais riscos da campanha pelo impeachment da presidenta Dilma Rousseff é justamente a perda da autonomia dos órgãos que combatem a corrupção.

“A Procuradoria-­Geral da República pode ser neutralizada. Basta que se volte a nomear engavetadores para comandá-la, sem independência. No caso da Polícia Federal e do Ministério Público, é possível bloquear processos de investigação”, ressaltou.

Sobre o processo de impeachment, Janine acredita que não terá êxito, pois a “oposição errou e o PT foi hábil em colar a imagem do impeachment a do Cunha, que é visto como pouco confiável”.

“Ninguém acusa corrupção por parte de Dilma e há poucos elementos para embasar um processo de impeachment”, destacou.

E acrescenta: “Se houver impeachment, a impressão será de que foi uma medida ilegítima, que deixará uma mácula sobre o novo governante”.

Leia a entrevista completa aqui.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do “Valor Econômico”

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast