Abastecimento de energia em 2015 está garantido

Nos dados de 81 séries históricas da EPE, apenas 5 sugerem que patamar de 10% poderia ser rompido para baixo

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, voltou a afirmar, na terça-feira (26) em São Paulo, que não existe atualmente qualquer indicativo de que o País venha a ter problemas de desabastecimento de energia no próximo ano. “Não falamos de risco zero em 2015, mas é um risco muito pequeno”, disse durante um seminário sobre perspectivas para o setor, promovido pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec – SP) e BM&FBovespa.

Segundo ele, dados colhidos pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) indicam que o nível dos reservatórios na região Sudeste pode chegar até a 20% em novembro, início do período chuvoso. A previsão anterior era de uma armazenagem equivalente a 18,5% dos reservatórios no mesmo período.

Se a projeção se confirmar, o armazenamento no início do período chuvoso seria equivalente a duas vezes o patamar mínimo de 10%, necessário para assegurar a operação do sistema energético brasileiro.

De acordo com Tolmasquim, o ONS fez simulações a partir desse patamar de 20% em novembro, para tentar antecipar qual será o nível de armazenamento dos reservatórios em 2015. Com base nos números de 81 séries históricas das últimas décadas, apenas cinco sugerem que o patamar de 10% poderia ser rompido para baixo. Destas, apenas uma indica valores abaixo de 10% em julho.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal Brasil