ABC para entender a vitória de Maduro

São 22 vitórias em 24 eleições no país, desde o triunfo do comandante Chávez em 1998, que inaugurou uma mudança de época na América Latina

Wikicommons

Nicolás Maduro foi reeleito presidente da Venezuela

Em um claro exemplo de dissonância cognitiva, uma boa parte da opinião pública internacional, incluindo a esquerda, não consegue entender porque, se a Venezuela é uma ditadura em meio a uma guerra civil, se celebram eleições em paz, sem mortos e com resultados parecidos, em participação e apoio ao vencedor, com outros processos eleitorais no continente.

Vamos fazer um breve alfabeto para tentar compreender o que aconteceu:

C de chavismo

Este abecedário não começa com a letra A, mas sim com a C de chavismo, que, mais do que um conceito teórico, é uma teoria de ação coletiva, plebeia, levada à prática. Sem o chavismo político e sociológico, selvagem nas palavras de Reinaldo Iturriza, não seria possível entender não a revolução bolivariana, mas a resistência heroica aos ataques políticos, econômicos e midiáticos contra um processo, ataques que começaram com a vitória de Chávez, mas se recrudesceram com sua morte em 2013.

E de Eleições

Celebradas em um ambiente de total calma e tranquilidade, e garantidas por um sistema eleitoral que a própria União Europeia avaliou, e que o ex-presidente estadunidense Jimmy Carter considerou como “o mais seguro do mundo”. É necessário destacar que o processo para votar só se abre mediante uma impressão digital, única, de cada pessoa, que permite realizar um voto eletrônico em uma máquina que, por sua vez, emite um recibo e este é introduzido em uma urna. Ou seja, o processo tem três mecanismos de segurança que o convertem em extremamente seguro e confiável ante qualquer auditoria.

F de Falcón

Henry Falcón, o segundo candidato (dos quatro que havia, um oficialista e três de oposição) mais votado, demonstrou que se pode ser opositor, propor medidas que supõem um regresso à doutrina de choque neoliberal, e competir eleitoralmente sempre que se faça de maneira democrática e não violenta.

M de Maduro

A ofensiva chavista que permitiu vencer em 20 dos 23 estados do país e obter mais de 300 prefeituras, assim como nas eleições para a Assembleia Constituinte, não teria sido possível sem a liderança de Nicolás Maduro. É necessário recordar que o atual presidente venezuelano não só foi um grande dirigente sindical desde os tempos que Chávez tentou um golpe civil-militar em 1992, mas foi também deputado, constituinte e o melhor chanceler que teve a Alba, durante seu mandato de seis anos.

G de Guerra Econômica

Estas eleições foram realizadas em meio a uma hiperinflação e especulação cambiária induzida, situação somada à queda dos preços de petróleo que passaram de 120 para 20 dólares por barril em questão de meses, e a corrupção presente em todo governo onde se movem quantidades milionárias em contratos públicos (do México à Argentina). A diferença é que outros presidentes não resistiram ou não foram reeleitos, como foi Nicolás Maduro.

O do Oposição

Estas eleições são a derrota da oposição, com V de violenta. A oposição violenta que assassinava pessoas nas guarimbas ou as queimavam vivas por serem pobres, negras e/ou chavistas. Apostaram em uma estratégia de confronto violento, estratégia que tem sido derrotada por um povo organizado, que castigou eleitoralmente o chavismo nas eleições legislativas de 2015, mas não deu aval eleitoral, nem político ao confronto violento e golpista.

S de Santo Domingo

Seguimos esperando que um dia venham à luz os acordos de Santo Domingo que nunca chegaram a ser firmados, e que se explique à opinião pública internacional porque a oposição venezuelana, depois de ter concordado com a delegação do governo em seis pontos, incluindo a celebração de eleições e o reconhecimento de seus resultados, nunca se sentou para assinar e ratificar o acordo.

U de United States

Assim, no idioma do império, para entender a forma de pensar de um país que tem feito do imperialismo sua doutrina política, econômica e militar; de um país que enquanto se cerca de muros e expulsa imigrantes, semeia bases militares na América Latina e impulsiona golpes de Estado; de um país cujo Comando Sul acredita ter jurisdição sobre países que defendem sua soberania política, econômica e territorial. O imperialismo hoje está mais presente que nunca na Venezuela (considerada perigo para a segurança nacional dos Estados Unidos), e o objetivo é claro: o petróleo, o gás, a columbita-tantalita e outros recursos estratégicos.

Z de Zapatero

A agressão sofrida pelo ex-presidente espanhol José Luís Rodrigues Zapatero, nada suspeito de ser chavista, em um colégio eleitoral onde votam as classes altas de Caracas, retrata a oposição venezuelana. Uma oposição com traços já não autoritários, mas sim fascistas.

Este pequeno abecedário vai nos ajudar a entender o que aconteceu neste domingo (20), no qual chavismo se impôs de forma sólida a uma oposição dividida. Mas é necessário estar atentos, a estratégia envolvente que vem agora passa tanto pelo isolamento internacional da revolução bolivariana, como por um estratégia de desestabilização para tentar ganhar mediante a violência o que não puderam ganhar nas urnas.

O governo venezuelano tem muitos defeitos, como todos os governos do mundo, mas o povo venezuelano tem falado nas ruas e dado um voto de confiança a Maduro para resolver uma crise econômica induzida. É claro que o chavismo tem mais apoio que o projeto opositor que tem como objetivo a volta ao neoliberalismo e isso é o único que deveria nos importar; respeitar a soberania política, econômica, territorial e popular de um povo informado e politizado que, ainda com a necessária crítica e autocrítica, não quer voltar ao passado.

Katu Arkonada participou como observador e acompanhou o processo eleitoral venezuelano. Análise enviada a partir de Caracas na noite de 20 de maio e publicada originalmente no jornal mexicano La Jornada em 21 de maio de 2018.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast