Acordo entre Consórcio Nordeste e Unicef vai ampliar apoio à infância

Parceria vai desenvolver ações de desenvolvimento da educação na pandemia e pós-pandemia, entre outros projetos voltados para crianças e adolescentes

Divulgação

Governador Wellington Dias (PT-PI) e Florence Bauer. do Unicef

Nesta quinta-feira (27), o presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias (PT), e a representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Florence Bauer, assinaram acordo de cooperação para apoio do Unicef ao Consórcio e aos nove estados nordestinos para fortalecimento de políticas públicas para beneficiar meninos e meninas da região.

O Unicef que atua em 190 países, desenvolve ações em alguns dos lugares mais difíceis do planeta para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo.

A parceria com o Consórcio Nordeste envolve colaboração mútua para a implementação de iniciativas do Unicef já existentes, a exemplo do desenvolvimento de caminhos para a educação na pandemia e pós-pandemia. Essas ações incluem a reabertura segura das escolas, implementação de estratégias que favorecem a formação de adolescentes em situação de vulnerabilidade com foco no acesso ao mercado de trabalho e apoio técnico para a proteção social, além de monitoramento e análise de indicadores relacionados à população de até 18 anos.

Uma primeira ação conjunta já deve acontecer em junho, com a mobilização de mais de 1.500 municípios para participar da nova edição do Selo Unicef.

Florence Bauer destaca que a Unicef já trabalha junto com os governos da região em várias frentes.

“O Unicef já trabalha com os governos do Nordeste em muitas frentes, como saúde, educação, desenvolvimento infantil e proteção. Este acordo traz a oportunidade de estender essa colaboração para o nível regional e ir além, alcançando mais meninas e meninos, sobretudo, aqueles que mais precisam e fortalecer o apoio para eles”, disse Bauer.

O governador Wellington Dias enfatiza a importância da parceria com o Unicef para os estados da região.

“Assinamos pelo Consórcio Nordeste, o compromisso Nordeste com crianças e adolescentes, compromisso do cuidado com o selo Unicef integrado com os municípios e um trabalho para que possamos até 31 de dezembro de 2022 alcançarmos as condições de apoio à família, na educação com a busca ativa, com o observatório de acompanhamento, com cuidado da saúde mental de crianças e adolescentes. Enfim, essa proteção integral que já deu resultado no Nordeste, e agora com esse novo plano esperamos resultados ainda melhores”, disse Dias.

Parceria consolidada

O Unicef tem apoiado os municípios e estados no planejamento e desenvolvimento de ações para a educação durante a pandemia e pós-pandemia, adaptando suas estratégias de Busca Ativa Escolar e Trajetórias de Sucesso Escolar para o atual momento. “Mais do que nunca é importante ir atrás de cada menina e menino que estão fora da escola e garantir a manutenção do vínculo escolar”, diz Florence Bauer.

Outra iniciativa prioritária é o “Um Milhão de Oportunidades”, a partir de uma articulação nacional, apoia o acesso à educação, formação e trabalho decente para adolescentes e jovens de 14 a 24 anos em situação de vulnerabilidade.

Além disso, a colaboração prevê o apoio na estruturação de um Observatório das Infâncias Nordestinas, com o intuito de reunir indicadores, análises e um banco de boas práticas de políticas públicas para a infância e adolescência a fim de fortalecer estratégias que contribuam para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil.

Da Redação, com assessoria do Consórcio Nordeste

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast