Adesão da Bolívia ao Mercosul conta com firme apoio do Brasil, garante Dilma

Em visita oficial do presidente da Bolívia, Dilma e Evo Morales trataram das relações bilaterais entre os dois países, além de ações conjuntas no combate ao Zika vírus

Presidenta Dilma durante Cerimônia oficial de chegada do presidente do Estado Plurinacional da Bolívia, Evo Morales. Foto: Lula Marques/Agência PT

A presidenta Dilma Rousseff recebeu, na manhã desta terça-feira (2), a visita oficial do presidente da Bolívia, Evo Morales, no Palácio do Planalto.

Em reunião fechada, os chefes de estado conversaram sobre comércio bilateral, a possível adesão da Bolívia ao Mercosul e a integração energética entre os dois países sul-americanos.

“A adesão da Bolívia ao Mercosul conta com o firme e determinado apoio do Brasil”, garantiu Dilma, em declaração à imprensa após a reunião.

Para a presidenta, a Bolívia é um parceiro fundamental e estratégico para o Brasil. “Temos uma importante integração energética entre os dois países na área de gás e a Bolívia contribui para estabilidade energética do Brasil”, afirmou.

O Brasil, segundo maior fornecedor de produtos para a Bolívia, é o principal parceiro comercial do país, por ser o primeiro destino das exportações bolivianas, principalmente de gás natural, que representa 98% dos produtos exportados. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o fluxo comercial entre os dois países somou R$ 3,9 bilhões em 2015.

Para Evo Morales, Brasil e Bolívia sempre foram países aliados e parceiros. Ele destacou o apoio que recebeu do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma, tanto na redução da extrema pobreza, quanto nos acordos comerciais.

“Nunca me senti abandonado por Lula nem por Dilma. Lula me ajudou muito quando assumi a Presidência, durante as cúpulas de estado, onde fizemos diversas reuniões bilaterais”, afirmou.

Dilma ressaltou o interesse do Brasil em ampliar e diversificar o comércio com o país vizinho, além de avançar em projeto de infraestrutura. “Na reunião, abordamos e definimos a realização de um estudo de avaliação econômica e financeira para o projeto do corredor ferroviário bioceânico central, projeto complementar à Ferrovia Transcontinental”, completou.

O presidente da Bolívia destacou, ainda, a necessidade do país em adquirir tecnologia brasileira para atividade agropecuária.

“Brasil e Bolívia continuarão parceiros prioritários na consolidação de um espaço de paz, democracia, inclusão e crescimento com justiça social na América Latina e na América do Sul”, frisou Dilma.

Zika – A cooperação entre os dois países sulamericanos no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor dos vírus da dengue, chikungunya e zika, também foi tratada na reunião.

“Abordamos o desafio do vírus zika e a necessidade de trabalharmos juntos para combater o mosquito. Essa é uma tarefa necessária para todos os países da América do Sul”, lembrou Dilma.

“Nossa obrigação é trabalharmos em conjunto contra esse vírus, como já fizemos no combate à dengue”, destacou Evo Morales.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias