Agência PT: um ano de serviços ao País

A agência de notícias já tornou-se referência na comunicação partidária no Brasil

Em julho de 2013, o Partido dos Trabalhadores decidiu ampliar seus esforços de comunicação junto à sociedade brasileira. O cerco imposto por setores da mídia tradicional à legenda e aos seus governos tornou necessária a viabilização de novas formas de dialogar com a população, de maneira franca e aberta. Meses depois, em 1º de maio de 2014, foi inaugurada a Agência PT de Notícias. O  novo portal consolidou-se como instrumento estratégico de informação à sociedade e ponto de apoio à militância do partido e dos setores progressistas.

“Desde que tomamos a decisão de criar a agência, a interação nas redes sociais só cresce”, relata o vice-presidente nacional do PT e coordenador das Redes Sociais do partido, Alberto Cantalice.

“A perspectiva que nós temos de criar um site com novo layout e novas ferramentas fará com que nossa audiência na rede se amplie ainda mais”, completa.

A visão é compartilhada também no Congresso Nacional. O deputado Sibá Machado (PT-AC), líder do PT na Câmara, atribui ao trabalho da Agência PT  uma nova feição à comunicação do partido nestes primeiros doze meses de funcionamento.

“O portal de notícias do PT é referência na comunicação partidária no Brasil e é instrumento estratégico para informar a sociedade brasileira, especialmente os militantes e simpatizantes, sobre o que é feito e defendido pelo partido e outras instâncias, como as bancadas do PT na Câmara Federal, no Senado e nas assembleias legislativas”, avalia.

O parlamentar afirma que o material produzido sobre as realizações dos governos da presidenta Dilma Rousseff, dos governadores e prefeitos ganham o devido destaque no portal.

“É justamente com o olhar da Agência, sem filtros ideológicos e políticos da mídia tradicional e conservadora, que o povo brasileiro pode se informar sobre as grandes conquistas que os governos do PT e aliados têm implementado desde 2003”, enfatiza.

Para a deputada Margarida Salomão (PT-MG), a evolução de uma área tão essencial como a comunicação deve continuar.

“Acredito que é fundamental um espaço com a visão do partido, mas também com notícias e repercussões sobre pautas diversas de importância para a sociedade brasileira. Temos que participar do debate público com a nossa informação”, afirma.

Redes Sociais – Para Cantalice, a Agência PT é a alavanca das redes sociais da legenda. Durante o período de outubro de 2013 até fim de abril de 2015, o perfil do partido no Facebook cresceu mais de 70%, alcançando mais de 930 mil curtidas.

“Nós nunca colocamos um anúncio em nossa página no Facebook. Toda ela foi calcada em cliques orgânicos. Além disso, somos o partido com maior grau de interatividade, de maneira geral, com seus simpatizantes”, comenta.

Exemplo da interatividade com os usuários, militantes e apoiadores, é o domínio no Twitter. Durante a manifestação do dia 15 de março deste ano, a hashtag #DomingoEuNãoVouPorque começou de maneira espontânea no microblog e permaneceu entre os assuntos mais comentados da rede.

Dois dias antes, na manifestação em apoio a presidente Dilma Rousseff e a reforma política, a tag #Dia13DiaDeLuta também mostrou sua força na rede.

Segundo Cantalice, o mais recente exemplo de sucesso no Twitter foi a tag #AceitaDilmaVez, criada pela militância do partido e por simpatizantes da presidenta. A hashtag permaneceu em primeiro lugar nos trending topics (TT) do Twitter no Brasil a partir das 13h e chegou a ser o segundo tema mais debatido no mundo.

“Temos uma militância muito forte, um site que nos fortalece e, mesmo expressando uma posição política, nossa aceitação na rede é muito grande”, ressalta.

Por Danielle Cambraia, da Agência PT de Notícias