Alunos brasileiros recebem prêmio em competição internacional

Projeto desenvolvido por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG-GO) foi premiado durante a competição latino-americana de inovação, a I2P Latin America

O projeto de um processador de resíduos orgânicos domésticos, criado por uma equipe do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG-GO), foi premiado durante a competição latino-americana de inovação, a I2P Latin America, realizada na Fundação Getúlio Vargas, na última semana, em São Paulo (SP).

O aparelho desenvolvido pela equipe orientada pela professora de Química, Sandra Longhin, tritura, compacta e drena líquidos residuais do lixo orgânico doméstico, facilita no processo de compostagem, evita depositar lixo orgânico em aterros sanitários e reduz custo de transporte ao reduzir o volume do lixo.

A professora pretende, junto com os estudantes Bruno Alves Rocha e Nadine de Paula Santos, do curso técnico em controle ambiental, Victor Carrijo Guimarães, mineração, Rafael Sforni Mota, engenharia mecânica, Wesley Rosa de Mesquita, engenharia ambiental e Augusto Sérgio Patrocínio, edificações, desenvolver planos de gestão de resíduos para aplicação em condomínios de casas e apartamentos da cidade de Goiânia.

“Sabemos que 60% do lixo doméstico é composto de resíduos orgânicos, inadequados para o aterro sanitário”, disse Sandra. “Com o equipamento, o que resta dos resíduos vai diretamente para a compostagem”, declarou a professora.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do portal “G1