Anastasia nas mãos do Supremo

Senador tucano é citado na Operação Lava Jato, acusado de receber propina. Por ser parlamentar, ele tem direito a foro privilegiado

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelo processo da Operação Lava Jato na primeira instância, afirmou, na segunda-feira (2), que enviará ao Supremo Tribunal Federal (STF) os depoimentos que envolvem o ex-governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia (PSDB), no recebimento de propinas no esquema de corrupção.

Agora senador, Anastasia é citado como beneficiário de propinas em depoimento de um policial federal que tinha o papel de entregar dinheiro enviado pelo doleiro Alberto Yousseff.

Reportagem publicada pelo jornal “Folha de S. Paulo”, no dia 8 de janeiro, afirma que o policial federal Jayme Alves de Oliveira Filho (codinome “Careca”) teria entregado a Anastasia, em mãos, R$ 1 milhão.

O envio do dinheiro teria sido feito quando o tucano se candidatou ao governo de Minas, em 2010. A verba seria utilizada na campanha eleitoral. Anastasia foi eleito e sucedeu Aécio Neves no governo de Minas, do qual já era vice-governador há dois mandatos (desde 2003).

Por ser parlamentar, as investigações que citam o tucano ganham foro privilegiado no STF. Se encontrar indícios do envolvimento, o tribunal instaura processo criminal e civil contra o denunciado.

A remessa do depoimento ao STF teve parecer favorável do Ministério Público Federal (MPF). No entanto, em petição do dia 13 de janeiro à Justiça Federal de Curitiba, onde tramita o processo, o Yousseff negou ter ordenado envio de dinheiro a Anastasia.

Em resposta às acusações, o senador tucano se disse disposto a ficar frente a frente com o policial em acareação e negou ter recebido o dinheiro.

Por Márcio de Moraes, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast