Anne Moura é o PT no Time de Lula para o governo do Amazonas

Candidata a vice-governadora do Estado, a manauara de família indígena é secretária nacional de Mulheres do PT, ao qual é filiada desde a adolescência

Anne Moura (PT), candidata a vice-governadora no Amazonas

No Estado que abriga a maior população indígena do país, o Time do Lula não poderia estar mais bem representado. Anne Moura, candidata a vice-governadora do Amazonas, carrega uma série de simbolismos: é destacada defensora dos direitos da mulher, atuando como secretária nacional de Mulheres do PT, é descendente de família indígena e, para completar, leva a voz da juventude e da renovação política para a campanha eleitoral.

Anne integra a chapa majoritária ao lado de Eduardo Braga (MDB), candidato a governador, e Omar Aziz (PSD), candidato à reeleição para o Senado.

LEIA MAIS: Time do Lula: conheça os candidatos do PT em todo o país

Manauara e descendente indígena, Anne Moura é enfermeira e faz política desde a adolescência, quando presidiu o Grêmio Estudantil da Escola Estadual Ângelo Ramazzotti. Foi ainda diretora de Meio Ambiente da União Nacional dos Estudantes (UNE), assessora especial de Juventude na Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de Manaus, coordenadora do Coletivo ParaTodos, fundadora do Coletivo ParaTodas e fundadora do Instituto Articulação de Juventude da Amazônia (IAJA), com foco no meio ambiente e na preservação da Floresta Amazônica.

Filiada ao PT desde os 16 anos, atuou como secretária de Juventude do PT amazonense, integrou a Direção Nacional da Juventude do PT e, em 2013, tornou-se a mais jovem secretária nacional de Desenvolvimento Econômico do partido, aos 26 anos.

LEIA MAIS: Onde baixar material do Lula para as redes sociais?

Em 2017, surpreendeu mais uma vez ao se tornar a mais jovem secretária nacional das Mulheres do PT, tendo sido reeleita para o período 2021-2025. É criadora do Projeto Elas Por Elas e integrante do grupo de mulheres do Foro de São Paulo e da Conferência Permanente dos Partidos Políticos da América Latina (Copppal).

Foi membra da Executiva Nacional do PT de 2013 a 2017, atuando em conferências nacionais e regionais voltadas para a construção de lideranças femininas aptas a atuar como presidentas de grêmios estudantis e centros acadêmicos e a lutar pelos direitos indígenas, quilombolas e ambientais.

LEIA MAIS: Conheça o Time do Lula na região Norte

Para as eleições proporcionais, o PT se apresenta com 5 candidatos a deputado federal, sendo duas mulheres. O Estado tem 8 vagas na Câmara. As 24 cadeiras de deputado estadual têm 10 candidatos do partido na disputa, sendo 4 mulheres.

Confira abaixo a lista completa, com nomes e números, dos candidatos do Time do Lula no Amazonas:

TIME DO LULA NO AMAZONAS