Anti-fake news: Benedita da Silva nunca foi embaixadora em Nova York

Em mais uma fake news, deputada é acusada de ocupar suposta embaixada em Nova York, que sequer existe. Benedita nunca exerceu o cargo de embaixadora

Gustavo Bezerra

Em mais uma notícia enganosa, publicação no Facebook afirma que a depuatada federal Benedita da Silva (PT-RJ) já foi embaixadora em Nova York e que “nem inglês falava”. A suposta informação foi desmentida pelo jornal O Globo nesta segunda (22) e por sua própria equipe. O texto foi compartilhado mais de mil vezes na rede social, e cita um suposto “aluguel da limusine nos EUA”, que nunca aconteceu.

Benedita da Silva nunca foi embaixadora, e hoje cumpre mandato de deputada federal pelo estado do Rio de janeiro. Não existe embaixada brasileira em Nova York. Na cidade, encontra-se um consulado brasileiro, assim como em outras grandes cidades do país da América do Norte. A única embaixada fica em Washington, capital dos Estados Unidos.

Para combater a desinformação, o Partido dos Trabalhadores lançou a central anti-fake news. Viu alguma mentira circulando nas redes sociais? Denuncie.

Da Redação da Agência PT de Notícias com informações do jornal O Globo