Ao lado de Haddad, povo baiano mostra que também está com Lula

Candidato a vice de Lula participou nesta terça (21), em Salvador, da Primeira Caminha Correria. Rui Costa e Jaques Wagner acompanharam ato

Ricardo Stuckert

Rui Costa, Fernando Haddad e Jaques Wagner ao lado do povo baiano em ato realizado nesta terça (21)

Liberdade para o ex-presidente Lula foi o grito recorrente no bairro da Liberdade durante a Primeira Caminha Correria, realizada nesta terça-feira (21) em Salvador (BA).  O ato contou com a presença de Fernando Haddad, candidato a vice de Lula,  do governador Rui Costa, favorito à reeleição, e do ex-governador e candidato ao senado, Jaques Wagner.

Cerca de cinco mil pessoas se juntaram aos três para percorrerem o bairro de maior população negra do país, com aproximadamente 600 mil habitantes, e demostrarem apoio à candidatura de Lula e ao seu plano de governo. Rui Costa definiu o desejo de todos: “Liberdade para Lula, liberdade para o povo brasileiro, porque o brasileiro precisa voltar a sorrir”.

Antes de seguir pelas ruas, Haddad visitou a sede do Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do Brasil. Antes, o ex-prefeito de São Paulo se reuniu com representantes de movimentos sociais e concedeu entrevista a veículos de comunicação.

No encontro, transmitiu mensagem de Lula que enviou abraço aos candidatos da chapa majoritária da Bahia e para o povo baiano que ele tanto preza e tem uma relação histórica. Nos dois pronunciamentos Haddad frisou, por diversas vezes, que é candidato a vice, reforçando que o candidato do partido a presidente é Lula e que há um plano de governo que será colocado em prática.

Haddad destacou ainda que o registro da candidatura da chapa e o requerimento emitido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que ordena o estado brasileiro a permitir que Lula dispute as eleições, provocaram impacto brutal no processo político.

Fernando Haddad, vice na chapa de Lula, participa de reunião ampliada com o governador Rui Costa, o ex-ministro Jaques Wagner e movimentos sociais na sua chegada a Salvador (BA)

Ele reiterou que foi um requerimento e não uma recomendação, como tentou emplacar a imprensa golpista. “Não é um protocolo, é uma convenção que foi tornada Lei pelo Congresso Nacional do Brasil, ou seja, o Brasil internalizou estas regras da ONU no seu ordenamento jurídico e não pode fingir que não fez, não pode não dá satisfação à comunidade internacional. A imprensa do mundo inteiro reportou e nós vamos aguardar o desfecho no Tribunal Superior Eleitoral-TSE”, explicou.

Lula, prosseguiu Haddad, “vem crescendo nas pesquisas provocando desespero no outro lado porque é o candidato de maior preferência do eleitorado, está a dois ou três pontos de ganhar no primeiro turno e tem o melhor plano de governo para tirar o país da crise”.

Com relação às pesquisas qualitativas que indicam o povo quer Lula pra voltar a ser feliz, o candidato a vice-presidente da República concluiu dizendo que ninguém consegue aprisionar um projeto. “Lula está ganhando no primeiro turno, mesmo preso.” Ele entende que o povo não aceitou a perseguição, a injustiça e está com saudade de Lula”.

Por lula.com.br