Aparecida recebe romeiros por Lula Livre e pela paz

Maior templo católico do Brasil foi palco de caminhada em defesa da liberdade do ex-presidente e do restabelecimento da plena democracia

Felipe Kfouri

Romeiros se aproximam da Basílica de Nossa Senhora de Aparecida

Anualmente, a Basílica de Nossa Senhora da Aparecida recebe milhões de romeiros que vão até o interior de São Paulo agradecer por bençãos e orar por si e pelos outros. Neste domingo (20), o Santuário Nacional se coloriu de vermelho, com os romeiros que se dirigiram ao templo pela liberdade de Lula e pela paz no Brasil.

Vindos de várias cidades, os romeiros se encontraram na basílica velha da cidade de Aparecida, onde fizeram um ato com gritos de ordem pela liberdade de Lula e pelo restabelecimento da democracia. De lá caminharam para o Santuário Nacional em romaria.

Estiveram presentes lideranças como a secretária nacional de organização do PT, Gleide Andrade; o vereador Eduardo Suplicy; o presidente do PT de São Paulo, Luiz Marinho; o presidente do PT do Rio de Janeiro, Washington Quaquá, entre outros. O encontro de militantes e defensores da democracia que compartilham da fé católica foi organizado pelo Movimento Mineiro de Fé e Política e pelo Fórum Político Inter-religioso.

Ato por Lula Livre na Basílica Velha de Aparecida

Gleide destacou que vieram grupos dos mais distantes cantos de Minas Gerais para estar em Aparecida. “Para pedir a ela que interceda ao bom Deus, para que nos ajude nessa mobilização, para Lula ser liberto. Para que Lula possa ser o nosso presidente e atender a vontade popular. Esse é o nosso pedido”, disse a secretária de organização do PT.

“Em nome do movimento de fé e política e de todos os mineiros e mineiras, quero agradecer aos paulistas, aos mineiros, aos cariocas, aos companheiros de Brasília, que não mediram esforços e cansaço para enfrentar horas e mais horas de ônibus para estar conosco. Hoje, que também é dia de pentecostes”, lembrou Gleide.

“Que Deus dê a nosso presidente a serenidade para aguentar tanta tortura, tanta maldade. Que Deus tome conta de todos nós. Viva Nossa Senhora da Aparecida”, finalizou Andrade.

Ato por Lula Livre na Basílica Velha de Aparecida

A mineira Gilda Cardozo pegou quase 20 horas de ônibus de Teófilo Otoni, para orar por Lula. “A gente veio fazer oração e pedir a soltura de Lula, porque se Deus quiser ele ainda vai ser nosso presidente. Com certeza vai ser”, afirmou.

Também de Teófilo Otoni, Maria José disse que “não podemos aceitar uma situação dessas, de deixar uma pessoa como o Lula preso. Ele foi o presidente que deu oportunidade a todas as pessoas e isso hoje é incontornável. Enquanto vida tivermos, nós estaremos lutando pela liberdade de Lula”.

Os romeiros por Lula e Paz no Brasil participaram da missa das 14 horas no Santuário de Aparecida, onde fizeram suas preces pelo ex-presidente e pelo país.

Da redação da Agência PT de notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast