Em Ronda Alta, Lula lembra de como deu paz e harmonia ao Brasil

Na cidade-símbolo da reforma agrária no país com Lula pelo Brasil, ex-presidente critica tempos de violência e diz que “nunca fechou estradas para adversários não passarem”

Ricardo Stuckert

Lula visita propriedade construída pelo Minha Casa Minha Rural em Ronda Alta

A caravana Lula pelo Brasil chegou na manhã desta sexta-feira (23) ao seu quinto dia na região Sul do país (e último no Estado do Rio Grande do Sul) com a visita do ex-presidente à Ronda Alta, cidade que é considerada como um dos grandes símbolos da luta pela reforma agrária no país.

Lula se encontrou com os moradores do programa Minha Casa Minha Vida rural, que deu novas perspectivas de vida para a população da cidade, e voltou a criticar os grupelhos fascistas que tentam impedi-lo de dialogar com a população, atitude pela qual a direita golpista nunca teve apreço.

“Dizem que nós pregamos ódio. Eu tenho 72 anos de idade nunca foi em qualquer lugar do Brasil fechar uma estrada para que meus adversários não passassem. Eles achavam que a gente ia ter medo. Mas um pernambucano de Garanhuns que não morreu de fome até os cinco anos não tem medo de nada. O meu único medo é não ser fiel a vocês.”

Cortesia que, segundo o ex-presidente, não tem sido retribuída por uma pequena parte dos trabalhadores do campo, que esqueceram dos benefícios que tiveram com iniciativas como o Programa Nacional de Agricultura Familar (Pronaf), pelo Minha Casa Minha Vida Rural e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), todos eles durante os governos petistas.

“Tem alguns que quando a fase é boa ele acha que o mérito é só dele. Não agradece a chuva, não agradece o sol, não agradece ao governo. Ele agradece a Deus. Mas na primeira safra negativa ele bota o caminhão na rua pra protestar e culpa o governo.”

“A agricultura brasileira nunca teve tanto apoio quanto nos 12 anos do PT. Eu duvido que algum agricultor fale que não botamos dinheiro no campo”.

O reencontro com Ronda Alta também serviu para que Lula deixasse claro, mais uma vez, que fez um governo que atendia a todos, mas que priorizava as camadas sociais menos favorecidas. “Não é a primeira vez que venho aqui. E quando nós colocamos Ronda Alta na rota da caravana é porque nós sabíamos que vocês estavam enfrentando problemas aqui, sobretudo na produção do leite”.

“Obviamente quando se governa um país você governa para todas as pessoas. Não se faz distinção entre rico e o pobre. Mas um chefe de estado precisa saber que tem de olhar primeiro para os que mais precisam”.

Lula também lembra de como conseguiu blindar a zona rural brasileira da crise mundial iniciada em 2008. “Naquela época a imprensa dizia que havia uma crise de alimento no mundo. Daí culparam a China. Quando percebemos a culpa era da bolsa de Nova York que estava inflacionando tudo. E, ao invés de ficar chorando, nós criamos um programa chamado Mais Alimentos”.

“Fizemos com que o trabalhador rural tivesse maquinário para aumentar a produção. E o que aconteceu? Nós salvamos não só os pequenos produtores rurais com incentivo do governo como salvamos também a indústria automobilística com a venda de 80 mil tratores e máquinas.”

Em relação ao atual momento do Brasil, Lula diz estar preocupado, mas que a esperança voltará a fazer parte da vida dos brasileiros. “Eu estou preocupado com o que está acontecendo com o Brasil. Eu nunca vi tanta gente desempregada. Eu nunca vi jogar toda a desgraça em cima do trabalhador”.

“Antes o povo sonhava, o povo acreditava e agora estamos essa desgraça, de inveja, de ódio, é todo mundo azedo, é todo mundo feio. Um cara de camisa vermelha já não é mais bem recebido num lugar. É como se internacional e Grêmio entrasse na porrada toda vez que tivesse um jogo.”

“A gente governou 12 nos e duvido que um dia a gente destratou alguém neste país. Aliás, muitas vezes éramos acusados de dar muita moleza para os barões. Diziam que emprestávamos muito dinheiro a eles, mas a gente sabia que era preciso emprestar para o pequeno, para o médio, para o grande. Nós sabíamos que era preciso criar uma harmonia na sociedade brasileira”.

Sobre a constante retirada de direitos promovida pelo governo ilegítimo de Michel Temer, o ex-presidente foi enfático. “As coisas só vão melhorar quando o Brasil tiver um governante que tenha credibilidade”.

“A única coisa que me explica o ódio contra nós é os pobres terem subido um degrau. Uma jovem pobre querer ser médica? Um jovem negro querer ser advogado? Nao estava escrito na história deste país, mesmo assim a gente fez”.

Lula visita propriedade construída pelo Minha Casa Minha Rural em Ronda Alta

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos estados do Sul do país, em março, é a quarta etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes. No segundo semestre de 2017, Lula percorreu todos os estados do nordeste, o norte de Minas Gerais, o Espírito Santo e o Rio de Janeiro.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista.

Da Redação da Agência PT de Notícias, enviada especial ao RS